Universidades Rurais Europeias em Portugal no Dia da Europa

2011-04-30

9 de maio 2011, Mação, Sertã, Oleiros e Proença-a-Nova

Pela segunda vez na história da APURE, as Universidades Rurais Europeias, sessões bianuais de encontro entre atores do desenvolvimento rural e de promoção da ruralidade, têm lugar no nosso país.

O Pinhal Interior Sul, concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, foi o território escolhido para a realização deste importante encontro promotor de troca de experiências e boas práticas, de reflexão e debate.

O programa destas Universidades Rurais Europeias inicia-se dia 7 de maio com a reunião do Conselho de Administração da APURE - presidido por Camilo Mortágua - de preparação da Assembleia-geral (programada para o dia seguinte), mas o destaque vai para a realização de um conjunto de conferências temáticas no dia 9 de maio, Dia da Europa.

4 Conferências temáticas

Contando com um painel de oradores de renome, as quatro conferências vão decorrer durante a manhã, de forma descentralizada, nos concelhos de Mação, Sertã e Oleiros.

- Em Mação, Gérard Peltre vai falar de «Sistemas de governação local em espaços rurais de baixa densidade demográfica».

- «As novas tendências das políticas europeias de desenvolvimento local para depois de 2013» é o tema da conferência de Jean Charles Lollier na Sertã.

- No mesmo concelho, em Cernache do Bonjardim, o orador convidado é Jacques Prade e o tema são «As políticas de luta contra a fome».

- Finalmente, em Oleiros, Yves Champetier tem a seu cargo uma conferência sobre «O agrupamento de pequenos e médios produtores e os acessos aos mercados hipercentralizados».

À tarde, as conclusões de cada uma das conferências estarão em foco numa Mesa-redonda Europeia, a realizar em Proença-a-Nova, e que contará com intervenientes de Portugal, Espanha, França, Itália, Hungria e Roménia. A moderadora é Armelle Prade.

Os trabalhos fecham com a evocação dos objetivos do Projeto Europeu e a assinatura da constituição da «P&M», grupo de interesses «Pinhal do Mundo».

A organização destas Universidades Rurais Europeias, pela APURE, Pinhal Maior - Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul e RED - Ruralité-Environnement-Développement, conta com o apoio dos municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei.

A primeira sessão das Universidades Rurais Europeias realizou-se em 1989, em França. Desde então já tiveram lugar mais oito sessões em diferentes países europeus (Irlanda, Dinamarca, Itália, Grã-Bretanha, Hungria e Portugal - em Évora, 1993). Na última, realizada na Polónia, em 2008, celebrou-se o 20º Aniversário das Universidades Rurais Europeias.

Fundada em 1988, em Paris, a APURE - Associação para as Universidades Rurais Europeias é uma Organização Não Governamental (ONG) que conta entre os seus membros pessoas e organizações de 15 países europeus e uma universidade americana.

A realização destas sessões, designadas Universidades Rurais Europeias, (re)afirmam os objetivos e ambição maior da APURE: produzir e difundir novos conhecimentos sobre desenvolvimento rural.

A APURE faz parte do Comité Consultivo para o Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia (DG AGRI), é membro ativo das organizações europeias de desenvolvimento rural MER (Mouvement Européen de la Ruralité) e RED (Ruralité-Environnement-Développment), é parceira de inúmeras redes internacionais, e está presente em redes nacionais e internacionais de desenvolvimento local.

A sede social da APURE é na Université de Provence (França), mas o Secretariado Permanente funciona na ADRACES - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul, em Vila Velha de Ródão, Castelo Branco.

Para saber mais sobre estas Universidades Rurais Europeias e participar nas conferências, contactar o Secretariado através do email apure@adraces.pt

Mais informação sobre esta associação, na página na internet da APURE.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]