
Em Fevereiro de 2005, durante a campanha eleitoral, a Federação MINHA TERRA fez chegar aos partidos políticos com assento na Assembleia da República um documento de reflexão sobre o futuro das zonas rurais de Portugal que designou «Uma Política de Desenvolvimento Rural para o Século XXI».
As Associações de Desenvolvimento Local, defendem a urgência da elaboração de uma estratégia que oriente a definição de um política nacional de desenvolvimento rural multisectorial e territorial, construída para responder às especificidades de cada território e implementada em parceria com os actores públicos e privados de cada território rural.
Esta definição assume uma maior urgência quando no contexto europeu se discute a definição da nova política de desenvolvimento rural que guiará a Europa no próximo período de programação 2007 - 2013.
As opções estão condicionadas à forma como se encara o desenvolvimento sustentável das zonas rurais, ao papel dos diferentes actores na construção desse desenvolvimento, à realidade do mundo rural em Portugal e às experiências colhidas no contexto nacional.
A MINHA TERRA em representação das Associações de Desenvolvimento Local, considera oportuno difundir a informação e estimular a reflexão sobre os principais desafios e oportunidades que actualmente se colocam ao desenvolvimento das zonas rurais.
Documentos Anexos:
Agenda |
| "Advisinar" internacional COREnet sobre infraestruturas e equipamentos partilhados |
2026-02-16, Iniciativa online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]