Turismo leva ADL à BTL

2011-02-25

A BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa abriu as portas quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011, na FIL, em Lisboa. A 23ª edição do maior certame do setor realizado em Portugal conta com a participação de várias ADL que apostam no turismo e gastronomia como forma de promoção e valorização dos seus territórios.

As ADL (Associações de Desenvolvimento Local) ADER-SOUSA, ADRIL, ADRIMAG, ADRIMINHO, ATAHCA, BEIRA DOURO, DOLMEN, PROBASTO e SOL DO AVE marcam presença através da ATA. A Associação do Turismo de Aldeia da qual fazem parte e que, como já é habitual, se faz representar através da marca Aldeias de Portugal.

O projeto de cooperação interterritorial, consolidado no programa LEADER+, que assenta na oferta de alojamento em casas de aldeia recuperadas para esse efeito, visando potenciar o turismo no espaço rural, a fixação e rejuvenescimento das populações rurais, a recuperação e promoção do património cultural local.

A ADRIMINHO aproveita também o certame para apresentar o projeto «Lampreia do Rio Minho - um prato de excelência», através de uma acção de showcooking, para mostrar como se faz um dos pratos mais genuínos da gastronomia minhota.

Implementado em parceria com os municípios do Vale do Minho, no âmbito do PRODER, o projeto tem por objectivo a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local, tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência.

No stand Açores, a ADELIAÇOR apresenta o filme promocional das Rotas Turísticas Temáticas das ilhas de são Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. Com a duração de cinco minutos, o filme tem por objectivo divulgar a Rota do queijo (ilha de São Jorge), a Rota do Vinho e Rota da Faina Baleeira (ilha do Pico), a Rota dos Vulcões (ilha do Faial), a Rota da Faina Baleeira (ilha das Flores) e a Rota dos Vulcões (ilha do Corvo). Ao mesmo tempo, a associação dá a conhecer um guia turístico, bilingue, com informação sobre alojamento, restauração, museus, percursos, artesanato local, lazer e animação turística nestes territórios.

«World Adventure» é outra das participações em destaque, contando com a presença das 14 ADL envolvidas (ADELIAÇOR, ADIRN, ADL, ADREPES, ADRITEM, ADRUSE, CORANE, DESTEQUE, GRATER, LEADER OESTE, LEADERSOR, PINHAL MAIOR, RAIA HISTÓRICA, ROTA DO GUADIANA) e cerca de 30 empresas dos territórios abrangidos pela parceria, membros da futura rede de prestadores de serviços das principais áreas temáticas do projeto: canoagem, BTT, mergulho, todo-o-terreno turístico e percursos pedestres.

Além da promoção de uma marca de qualidade ? «World Adventure» ? o projeto de «Qualificação do Turismo Ativo» visa uma actuação conjunta nas áreas do turismo ativo, turismo cultural, turismo de natureza, artesanato, gastronomia e enoturismo com vista à criação de uma oferta diferenciada, certificada e de qualidade dos serviços prestados.

Numa participação conjunta, com os municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, a ADIBER também está na BTL 2011. O objectivo é promover e divulgar as potencialidades turísticas da região da Beira Serra junto dos mercados e agentes do sector, no sentido de atrair novos turistas e visitantes.

Para a TERRAS DE SICÓ a BTL serviu também para dar a conhecer o PROVERE Villa Sicó no stand do Turismo do Centro. A parceria/consórcio, liderado pela TERRAS DE SICÓ e que tem a romanização como recurso estratégico.

O Villa Sicó tem como área de intervenção um território estruturado em torno da Cidade Romana de Conimbriga, a Villa Romana do Rabaçal, a Villa Romana de Santiago da Guarda e a Cidade Romana de Sellium.

«O destino Portugal e 10 mil milhões de quilómetros a falar português» é o lema desta 23ª edição da BTL, que assenta em marcas turísticas regionais, que correspondem às entidades regionais de turismo (Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e aos pólos de desenvolvimento turístico Serra da Estrela, Douro, Leiria/Fátima, Oeste, Alqueva e Litoral Alentejano.

Afirmando-se como a maior montra da oferta turística em Portugal, a BTL registou na sua última edição a presença de 45 países, 980 expositores e um total de 70 mil visitantes.


Terra Viva 2019


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A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

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A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
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Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]