Turismo e Desenvolvimento Local

2014-11-05

Minha Terra assina Protocolo de Cooperação Turismo 2020

O Protocolo de Cooperação “Turismo 2020 – Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal”, assinado pela Minha Terra, representada pela sua presidente, Regina Lopes, no Porto, a 29 de outubro, visa constituir-se como referencial estratégico no âmbito de intervenção dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o turismo em Portugal.

I12054-TURISMO2020-PORTO-PROTOCOLO-23B.JPG

Promover um processo colaborativo e de parceria entre vários atores organizacionais de âmbito nacional, regional e local, associados no desenvolvimento de uma Estratégia Coletiva e Integrada para o turismo do país e das regiões, no contexto do período de programação comunitária 2014-2020, é o objetivo deste protocolo, já assinado por 104 entidades de várias regiões do país.

I12054-TURISMO2020-PORTO-PROTOCOLO-19B.JPG I12054-TURISMO2020-PORTO-WORKSHOP-19C.JPG

A Minha Terra revê-se na visão deste Plano de Ação de que o turismo encontra a sua base de sustentação e diferenciação nos territórios e nos seus ativos específicos, como “recursos naturais, paisagísticos e histórico-culturais”, e lembra a importância da atividade turística para a promoção de um desenvolvimento local sustentado e integrado, que envolve a articulação entre diversos agentes locais.

Congresso Internacional de Turismo Rural

De forma a contribuir para a divulgação do trabalho realizado pelas Associações de Desenvolvimento Local (ADL) no sector do turismo, e o papel determinante que estas têm vindo a assumir na dinamização do sector nos territórios rurais, a Minha Terra tem vindo a marcar presença em diversas iniciativas e eventos, entre os quais, mais recentemente, o Congresso Internacional de Turismo Rural, organizado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, nos dias 30 e 31 de outubro, em Reguengos de Monsaraz.

Em representação da Minha Terra, Joaquim Amado foi um oradores deste evento, que reuniu um painel absolutamente invulgar, composto por profissionais com um grande conhecimento do setor e das tendências do turismo a nível mundial, e cerca de uma centena de participantes interessados em participar neste importante fórum de reflexão e discussão sobre as grandes questões e desafios da atividade turística, tendo como pano de fundo o novo período de programação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e o papel que estes poderão desempenhar no apoio às respetivas políticas de fomento e de promoção.

Abordagem LEADER PRODER: 837 projetos de alojamento turístico apoiados

Na sua intervenção, inserida no primeiro painel – Estruturação do produto e políticas de desenvolvimento, o diretor da Minha Terra teve a oportunidade de destacar o papel central que o turismo tem vindo a ocupar nas Estratégias de Desenvolvimento Local definidas pelas ADL, em prol de um desenvolvimento mais integrado dos territórios rurais.

Tradicionalmente uma atividade económica concentrada quase exclusivamente nas zonas costeiras e de praia, o turismo começou, ao longo dos últimos 20 anos, a despontar nas regiões do interior, tornando-se uma oportunidade económica viável para a maioria dos territórios rurais.

Com o LEADER, a partir de 1991, veio potenciar-se este desenvolvimento, levando os territórios a investir plenamente nesta “nova” atividade, com um enorme e direto impacto nas economias locais, capaz de impulsionar um vasto leque de iniciativas de caráter ambiental e paisagístico, com reflexos óbvios na construção da identidade e da coesão territorial.

As estratégias de intervenção das ADL têm dinamizando o turismo nas suas diferentes dimensões, através do apoio ao nível do reforço da oferta, nomeadamente, da capacidade de alojamento nas várias tipologias do Turismo Rural (agroturismo, casas de campo, parques de campismo, etc.), ao nível da restauração e gastronomia e da animação turística, mas também na área do património natural e edificado.

Só no âmbito da Abordagem LEADER do PRODER (Continente), foram apoiados cerca de 837 projetos de alojamento turístico, num investimento total próximo dos 146 milhões de euros e uma ajuda pública que ultrapassa 86 milhões de euros, que preveem a criação de mais de 4.600 camas (entre agroturismo, turismo de habitação e casas de campo).

Para além destes, há ainda cerca de 180 projetos de centros de interpretação, rotas e percursos e de animação turística (totalizando 18 milhões de euros de investimento total) e 60 projetos de criação de produtos turísticos, com destaque para o enoturismo, o turismo de natureza, o turismo equestre e o turismo cultural (10 milhões de euros de investimento total).

Algumas das ADL apostaram ainda em projetos de cooperação interterritorial (ou até transnacional), como forma de apoiarem o desenvolvimento turístico dos seus territórios, valorizando ações coletivas, como a rede Aldeias de Portugal, ou iniciativas como a Bienal de Turismo de Natureza do Algarve, que têm permitido potenciar complementaridades e diversidades, mas também trocar experiências e boas práticas e ganhar escala nalguns casos.

Para a Minha Terra, a criação de redes de cooperação é, hoje em dia, tão importante como a aprovação de projetos individuais, como forma dos territórios rurais, procurados por visitantes e turistas cada vez mais exigentes, ganharem competitividade e de se tornarem mais atrativos, à luz de um modelo que se quer sustentável.

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]