2023-12-13
A Biblioteca Municipal de Tomar recebeu, no passado dia 11 de dezembro, a Assembleia Geral da Federação Minha Terra e uma reunião de associadas de reflexão partilhada com vista à identificação de recomendações aos futuros poderes políticos sobre as políticas de desenvolvimento rural no quadro da próxima legislatura.
Na Assembleia Geral foram apresentados e aprovados por unanimidade o Plano de Atividades e o Orçamento para 2024. O plano está estruturado de modo a dar resposta a cinco grandes objetivos: reforçar a dinâmica de rede, recentrar a rede de associadas nas questões e temáticas relevantes para o desenvolvimento local dos territórios, acompanhar o encerramento do período de programação 2014-2020, assim como acompanhar a implementação o do PEPAC e do PT2030 e afirmar institucionalmente a Federação Minha Terra e as Associações de Desenvolvimento Local e os Grupos de Ação Local.
Após a Assembleia Geral teve lugar uma reunião de associadas em que foram identificadas e discutidas recomendações sobre as políticas de desenvolvimento rural/local no quadro da próxima legislatura. Na discussão foram abordadas questões como a simplificação e desburocratização dos processos de financiamento, a reinvenção e reforço da abordagem LEADER, a valorização das iniciativas de desenvolvimento local de base comunitária, o financiamento destas iniciativas, a capacitação dos atores e das comunidades locais, a articulação entre atores e políticas, a definição de um modelo de governança claro na aplicação das políticas de desenvolvimento rural e de coesão territorial, a animação e dinamização territorial, a cooperação ou a diversificação das funções dos territórios rurais e da intervenção dos Grupos de Ação Local.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]