TocA´Andar 2016 anima a aldeia de Cachopo, em Tavira

2016-02-29

I12632-LOGO.JPG

A Câmara Municipal de Tavira e a Associação In Loco convidam à participação na 2ª edição do TocA´Andar, evento que se realiza na aldeia de Cachopo, a 19 e 20 de Março, e que dá aos participantes a possibilidade de descobrirem, a pé ou de bicicleta, a beleza do interior rural algarvio.

Depois do sucesso alcançado em 2014, com a 1ª edição, os participantes terão agora nova oportunidade para desfrutar da tranquilidade da região, contemplar as paisagens naturais, e apreciar a gastronomia, o artesanato, e o folclore característicos.

O evento destina-se tanto a praticantes exigentes como a famílias em passeio, que através de formas diversificadas poderão percorrer paisagens deslumbrantes e locais enriquecidos de memórias e sabores.

As inscrições podem ser feitas aqui


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]