2012-08-02

Santa Maria da Feira, 10 e 11 de agosto 2012
O lançamento do projeto de cooperação LEADER Territoria Ordinum - entre ADRITEM, ADIRN e DESTEQUE - inclui o seminário "História, Património e Animação: Eventos que alavancam destinos", uma ceia medieval e visita a projetos LEADER da ADRITEM.
A ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria é a entidade anfitriã destes eventos programados para lançar o
projeto de cooperação interterritorial Territoria Ordinum, que tem ainda como parceiros a ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e a DESTEQUE - Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente.
O seminário, que irá realizar-se no dia 10 na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, das 10h às 13h, conta com um programa rico em intervenções. Além da apresentação do projeto, irá falar-se «Da contextualização histórica à criação de conteúdos de animação», de «Recriações Históricas», d»»A História como recurso turístico» e «Animação de zonas históricas». (ver anexo)
Às 15h está prevista uma visita à «Viagem Medieval em Terras de Santa Maria», com direito a participar em diversas atividades da mesma, almoço inclusive, e às 21h é hora da Ceia Medieval no Castelo. (ver anexo)
No dia 11 de agosto, a ADRITEM convida os participantes a visitar projetos financiados no âmbito da Abordagem LEADER nos concelhos de Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira.
O projeto
Territoria Ordinumvisa ativar o turismo cultural das zonas rurais tendo por base as ordens militares e de cavalaria e as recriações históricas, envolvendo para o efeito as coletividades, empresas e as populações destes territórios.
A «Viagem Medieval em Terras de Santa Maria», principal atração turística do concelho, a acontecer entre 9 e 12 de agosto, é um bom exemplo de um produto turístico sustentável, que embora ocorra na cidade, envolve e promove os recursos endógenos do território de intervenção da ADRITEM, principal veículo dos mesmos, dinamizando e valorizando as zonas rurais.
Confirmação de presença até 3 de agosto para:
Cláudia Araújo (claudiaaraujo@adritem.pt) | Diana Paiva (dianapaiva@adritem.pt).
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]