TERRAS DENTRO

Associação para o Desenvolvimento Integrado

Morada: Rua Rossio de Pinheiro 

7090-049 Alcáçovas

Tel.: +351 266 948 070 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: terrasdentro@terrasdentro.pt

Site: www.terrasdentro.pt

 

Território: Alentejo

Área: 2.373,32 km2

Habitantes: 27.632 hab.

Densidade populacional: 11,6 hab./km2

I10429-TERRASXDENTROT.JPG 

Alentejo

Os sete concelhos de intervenção do GAL abrangem o Alentejo Litoral (Alcácer do Sal – freguesias de São Martinho, Santa Susana e Torrão), Alentejo Central (Viana do Alentejo, Portel e Montemor-o-Novo - freguesias de Santiago do Escoural e São Cristóvão ), Baixo Alentejo (Alvito, e Cuba e Vidigueira - freguesia de Vila de Frades).

Do litoral (Alcácer do Sal) à margem direita do rio Guadiana (Portel), o território desenvolve-se numa extensa peneplanície, ligeiramente ondulada, com elevações raramente superiores aos 400 metros de altitude, à exceção das serras de Portel (420m) e Monfurado (424m), revestidas de bosques e matagais de grande riqueza florística e faunística.

Outra particularidade deste território são os montados de sobro e azinho, de elevado potencial económico, complementados por culturas em regime extensivo, a que se sucedem pousios aproveitados para pecuária. A agricultura continua a assumir-se como uma marca profunda na identidade da região, especialmente a viticultura, onde se destaca a excelência dos vinhos da região vitivinícola de Vidigueira que abrange a totalidade dos concelhos de Vidigueira, Cuba e Alvito.

Com dois importantes cursos de água – Guadiana e Sado – inúmeras reservas hídricas (Alvito, Odivelas, Vale de Gaio, e Pego do Altar), bem como o maior lago artificial da Europa (Alqueva), o território não só possui ótimas condições para a prática agrícola como um enorme potencial turístico. O setor tem vindo a registar um crescente desenvolvimento, com uma oferta cada vez mais diversificada ao nível do alojamento, designadamente, turismo em espaço rural e agroturismo, e da restauração, apostando nos pratos típicos da cozinha alentejana, à base de pão (alentejano).

O território é também especialmente rico em vestígios deixados pelos árabes e romanos, como as ruínas de São Cucufate na Vidigueira, e uma variedade imensa de igrejas, capelas e ermidas, revestidas com pinturas murais designadas de “fresco” que estão na base da Rota do Fresco, no Alentejo.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]