Terras de Sicó celebra acordo com a Associação de Municípios do Fogo e Brava

2022-05-11

A Terras de Sicó - Associação de Desenvolvimento, no âmbito da sua vertente de cooperação transnacional, esteve presente em Mosteiros, ilha do Fogo, Cabo Verde, no Festival do Café do Fogo, onde assinou um Acordo de Cooperação Transnacional com a Associação de Municípios da Região das Ilhas de Fogo e Brava, entre outros parceiros.

Segundo a associação, trata-se de um desafio intermunicipal, duas regiões, o mesmo objetivo, considerando que a cooperação entre territórios visa ganhos de eficiência e a obtenção de mais-valias e envolve um processo de troca de experiências e conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento conjunto de ações de interesse comum com o objetivo de colmatar insuficiências verificadas a nível económico, social, cultural e ambiental e considerando ainda que os territórios em causa se caracterizam pela existência de fatores físicos, económicos e socioculturais que contribuem para a sua coesão e grau de heterogeneidade, partilhando uma história, uma língua e um desejo de desenvolvimento para cada território, fomentando também a construção de novas soluções através da troca de novas experiências e ideias.  

O presente Acordo define os objetivos da parceria, as obrigações e responsabilidades de cada uma das entidades, cujo conteúdo foi aprovado por todas que o assinaram, estabelecendo uma partilha de experiências e projetos de desenvolvimento local, tendo como princípio orientador a melhoria das condições de vida nos territórios de pertença, a valorização e promoção das identidades territoriais em processo de disseminação de conhecimento/saberes e a valorização da autoestima das suas populações.

Tem como objetivos:

Criação de mecanismos de facilitação da cooperação, nomeadamente ao nível da disseminação e transferência de conhecimentos e competências; prestação de serviços; fomento de trocas culturais e comerciais; inclusão social; estímulo à expansão dos agentes económicos e criação de entrepostos comerciais;

Criar uma mentalidade para a cooperação, propiciando oportunidades concretas de novos projetos de cooperação entre instituições e atores dos territórios de intervenção, criando novas oportunidades de cooperação e plataforma de investimentos futuros.

Efetuar uma abordagem conjunta de temas de interesse comum como é o caso da metodologia LEADER, da Governança Participativa e Metodologias de Participação Ativa das Comunidades nos Processos de Desenvolvimento Local, da Agricultura Familiar, da Educação Alimentar, Cadeias de Valor e de Mercado, Capacitação dos Agentes, dos Sistemas de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedorismo, entre outros, criando espaços para articular e dinamizar os produtos locais, interligando agentes económicos e propiciando as missões empresariais e internacionalização.

Partilhar experiência de projetos no âmbito da valorização e animação e suas abordagens territoriais, incorporando abordagens na preservação e promoção do património natural e construído e projetos de reabilitação urbana enquanto ferramenta de sustentabilidade nas condições de vida e de competitividade na criação de produtos turísticos.

Capacitar agentes e suas organizações e técnicos de desenvolvimento local e partilhar a experiência do ensino técnico-profissional enquanto veículo de valorização dos recursos humanos.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]