«Terra Viva» eleito segundo melhor

2012-12-12

O programa de rádio da MINHA TERRA, realizado em parceria com a TSF, com apoio do Programa para a Rede Rural Nacional, foi eleito o segundo melhor projeto de comunicação com o público sobre Política Agrícola Comum (PAC).

Na cerimónia realizada em Bruxelas, a 10 de dezembro, que marcou também o encerramento da campanha do 50.º Aniversário da PAC, com a qual se pretendeu aumentar a consciência pública sobre a história, as conquistas e os desafios futuros da PAC, os participantes no evento decidiram atribuir esta distinção ao «Terra Viva», que havia sido pré-selecionado como finalista por um painel de peritos em comunicação.

Na sua análise ao "Terra Viva", os peritos assinalaram a eficácia dos programas de rádio da MINHA TERRA, ao contarem, com uma abordagem jornalística e pela voz dos seus promotores, 30 casos reais de investimento LEADER no mundo rural.

O sucesso obtido pelo «Terra Viva» é ainda mais evidente quando se compara o seu orçamento - 38 mil euros, com o qual atingiu de forma continuada, ao longo de mais de dois meses, um público de 400 mil pessoas - com os recursos de que dispuseram os outros premiados: «Family Farm», primeiro lugar, uma quinta pedagógica no jardim zoológico de Dublin em que os visitantes têm contacto com a agricultura e lhes é explicado o papel da PAC na produção e garantia da qualidade alimentar, com orçamento inicial de 1,2 milhões de euros; «Work With Passion», terceiro lugar, da Alemanha, com um projeto integrado, multiplataformas, de sensibilização para a PAC, com um orçamento de um milhão de euros.

O programa de rádio «Terra Viva» apresentou 30 projetos apoiados pelo LEADER, em programas com cerca de dois minutos, difundidos pela TSF à hora de maior audiência (às 8h45m, nos dias úteis), atingindo assim um vasto público, maioritariamente urbano. Através destes programas foi possível divulgar junto do público em geral a diversidade de projetos que o LEADER apoia, criando postos de trabalho, diversificando a economia dos territórios rurais e melhorando a qualidade de vida das populações.

Para conhecer o Terra Viva (ou ouvir de novo), clique aqui ou poderá

aceder ao programa em versão podcast em goo.gl/e4ot3

Saiba mais sobre os vencedores dos Prémios de Comunicação no site da Camapanha 50 Anos PAC, aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]