Terra Sã

2014-11-11

“As Sementes e o Nosso Futuro Comum” é o tema da Terra Sã - Feira Nacional de Agricultura Biológica, organizada pela Agrobio, a acontecer no Porto (Palácio de Cristal), dias 28, 29 e 30 de novembro. No programa destaca-se o seminário “2014-2020 Que Agricultura Biológica para Portugal?” e um ciclo de palestras.

I12060-TERRAXSAXPORTOXPROGRAMAXWEB.JPG

Colocar o tema das sementes na discussão pública “para que o cidadão tenha o poder de escolha quando adquire os alimentos para si e para os seus", é o que pretende a Agrobio - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica com esta edição da Terra Sã.

“As sementes são portadoras de vida e o sustento da vida delas depende. A variedade de sementes tem sido desde sempre uma procura do agricultor pois dessa biodiversidade depende a riqueza de culturas mais fortes perante as mudanças climatéricas e por outro a riqueza nutritiva na alimentação humana. O Agricultor tem sido o ator principal na produção das sementes e assim deve continuar. Enquanto consumidores, por estarmos longe do processo de produção de alimentos, estamos muitas vezes alheios a questões políticas e interesses económicos que interferem na produção alimentar. Enquanto cidadãos devemos ter conhecimento do que acontece nos bastidores desta produção, nomeadamente, no que diz respeito ao mercado mundial de sementes que tende a ser dominado por monopólios que produzem grande tensão no contexto dos decisores políticos e na implantação de novas tecnologias alimentares que geram grande discórdia na comunidade científica mundial”, sublinha a Agrobio.

O seminário “2014-2020 Que Agricultura Biológica para Portugal?”, no primeiro dia, e o ciclo de palestras “As Sementes e o Nosso Futuro Comum”, no sábado, são algumas das atividades do programa.

Programa completo da Terra Sã Porto 2014 em documento anexo.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]