TELI2 quer estudar a implementação do LEADER

2018-02-20

O TELI2-Transnational Education in LEADER Implementation 2, projeto multi-ator transnacional financiado pelo Programa Erasmus+, visa estudar a execução do programa LEADER no seio dos seis países da parceria do projeto, nomeadamente a Croácia, a Eslovénia, a Irlanda, a Polónia, Portugal e a Roménia. A ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira e o MONTE – Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E são os interlocutores portugueses do TELI2, liderado pelo parceiro irlandês LIT – Limerick Institute of Technology.

O TELI2 procura estudar e valorizar o conhecimento, as aptidões e as competências das equipas dos Grupos de Ação Locais/Empresas de Desenvolvimento Local no que respeita à execução do programa LEADER nas respetivas zonas de intervenção. O conhecimento adquirido através dos exemplos de modos de implementação deverá ser objeto de disseminação através de uma unidade curricular/programa credenciado pela Universidade de Liubliana, da Eslovénia, e pelo LIT – Limerick Institute of Technology, da Irlanda. Na primeira linha dos beneficiários desta partilha de conhecimento vão estar os países recém-chegados à União Europeia.

Relatório sobre a execução do LEADER na Croácia, na Eslovénia, na Irlanda, na Polónia, em Portugal e na Roménia

A primeira fase do projeto consistiu na elaboração de um relatório de pesquisa relativa à atividade e implementação do programa LEADER em cada um dos países parceiros do TELI2. O relatório contou com o contributo dos Grupos de Ação Local (GAL)/Empresas de Desenvolvimento Local da Croácia, Eslovénia, Irlanda, Polónia, Portugal e Roménia, e serviu de base ao desenho da estrutura e dos conteúdos programáticos do curso “Gestão do Programa LEADER”, certificado pelo (Limerick Institute of Technology).

O relatório está dividido em quatro secções:

  1. Visão geral do Programa LEADER com uma breve sinopse dos procedimentos/processos de implementação em cada um dos países parceiros do projeto TELI2;
  2. Descrição da metodologia utilizada na recolha e análise de dados – ferramentas e técnicas;
  3. Resultados da avaliação e interpretação;
  4. Resumo e Conclusão (incluindo o design do Certificado em Gestão do Programa LEADER.

Consulte o relatório (em língua inglesa) em anexo. Saiba mais em www.teli2.eu. Vale a pena referir que a primeira newsletter do projeto acabou de ser publicada e pode ser consultada AQUI.

 

Documentos Anexos:

TELI2 | Research Report


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]