Tejo Vivo: lançamento do Jogo pedagógico e Centros de Interpretação

2014-11-18

A parceria do projeto de cooperação transnacional Tajo/Tejo Vivo - Rede para a valorização dos territórios vinculados ao Tejo vai lançar publicamente o Jogo pedagógico Tejo Vivo dia 19 de novembro, em Mação, e os Centros de Interpretação Tajo/Tejo Vivo dia 27 de novembro, em Vila Nova da Barquinha.

I12067-TABULEIRO2.JPG

A apresentação do Jogo pedagógico Tejo/Tajo Vivo vai ter lugar na Escola Básica 2, 3/Secundária de Mação, a partir das 13h30.

Este jogo didático sobre o Tejo, direcionado para o público infanto-juvenil dos dois países que atravessa, Portugal e Espanha, tem como objetivo dar a conhecer o rio nas suas diferentes componentes naturais, históricas e culturais, e sensibilizar as comunidades para a sua valorização e conservação.

No jogo de tabuleiro, escrito em português e espanhol, os jogadores são levados a responder a várias perguntas relacionadas com este recurso, promovendo o conhecimento dos troços do Tejo em cada região por parte dos seus habitantes. Permite, ainda, o desenvolvimento de atividades práticas que poderão ser realizadas pelas comunidades educativas dos dois países. (Para mais informações, contactar a Pinhal Maior, Tel. 274 600 130)

Os Centros de Interpretação do Tejo Vivo serão apresentados no auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, dia 27 de novembro, pelas 15h.

Nesta sessão serão apresentados os módulos expositivos constituídos por equipamentos multimédia com as funcionalidades de quiosque de produtos locais e de sistema de informação turística.

Estes equipamentos de promoção turística, social e cultural dos territórios em torno do Tejo serão distribuídos pelas regiões parceiras nacionais do projeto. Partilhar uma identidade comum; promover e divulgar o Tejo Vivo e a rede de cooperação transnacional existente; aproximar os diferentes territórios e agentes; e interpretar, conhecer e valorizar o maior rio da Península Ibérica são alguns dos objetivos da Rede para a Revalorização dos Territórios Vinculados ao Tejo. (Para mais informações, contactar a ADIRN, Tel. 249 310 040/8)

As duas iniciativas irão terminar de igual forma, dando a saborear o que se melhor se produz nas margens do rio, nomeadamente através dos azeites, doces, queijos, vinhos, enchidos e fumeiro.

A parceria Tejo/Tajo Vivo é constituída por 18 Grupos de Ação Local portugueses e espanhóis, que têm em comum o rio Tejo, e pretende contribuir para o aumento da competitividade e para o desenvolvimento económico, social e ambiental destes territórios. Em Portugal é representado pela ADRACES – Raia Centro-Sul, Pinhal Maior – Pinhal Interior Sul, LEADER SÔR – Alto Alentejo, TAGUS - Ribatejo Interior, ADIRN – Ribatejo Norte e APRODER – Ribatejo.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]