TAGUS promove tradições do Ribatejo Interior em Lisboa

2012-03-31

Campo de Ourique, 2 a 6 de abril 2012

O ponto alto da iniciativa será, no dia 3, a realização de uma oficina para os mais pequenos, sensibilizando-os para uma das mais importantes manifestações de arte popular do Sardoal.

O desafio desta oficina, destinada a crianças do pré-escolar, consiste na decoração de um postal com pétalas de flores para entregar aos padrinhos.

Para recriar o ambiente que se vive nas capelas e igrejas da vila de Sardoal na Semana Santa será composto um tapete de flores pelas mãos hábeis de quem perpetua todos os anos este costume.

Igual reprodução será feita com flores de papel alusiva à tradição de adornar as ruas pitorescas nas Festas de Nossa Senhora de Boa Viagem, em Constância.

A acompanhar esta mostra estarão algumas reproduções em miniatura das embarcações engalanadas que representam a procissão de barcos das Festas de Constância. Imagens das duas celebrações adornarão o espaço.

Esta ação da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, de promoção das tradições pascais vividas nos concelhos de Constância e Sardoal, assim como as potencialidades turísticas, decorre no espaço Verdes São Os Campos, na rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique.

Um espaço de promoção e valorização das potencialidades turísticas dos territórios das oito Associações de Desenvolvimento Local que compõem este projeto de cooperação LEADER, do PRODER (Programa Nacional de Desenvolvimento Rural).

Saiba mais em www.tagus-ri.pt


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]