TAGUS dinamiza laboratórios de turismo equestre e industrial

2019-01-10

TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai acolher dois laboratórios de empreendedorismo turístico, no dia 29 de janeiro. Depois de uma manhã dedicada à fileira das atividades equestres na região, a tarde abordará o desenvolvimento de iniciativas turísticas relacionadas com a indústria atual e histórica da região.

I13249-IMAGEM1.JPG

Integrados no projeto “Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo”, os laboratórios de empreendedorismo turístico "moovOn" pretendem atrair os agentes locais para a área do turismo através da promoção do debate e da reflexão em torno das oportunidades, constrangimentos e desafios da criação de novas empresas, negócios, parcerias, marcas, serviços e redes dentro de um setor complexo e essencial para a economia regional e nacional.

O “moovOn – Laboratórios de Empreendedorismo Turístico do Médio Tejo” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) em parceria com os Grupos de Acção Local (GAL) TAGUS, ADIRN  e PINHAL MAIOR, e financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), no eixo do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas – Promoção do Espírito Empresarial, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Estas iniciativas em curso na região são conduzidas pela IDTOUR, spin-off da Universidade de Aveiro, especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras, técnica e cientificamente sustentadas, para organizações e empresariais do sector do turismo.

A TAGUS, localizada na Rua D. António Prior do Crato, junto ao IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional de Abrantes, recebe inscrições para os dois laboratórios até 25 de janeiro, através dos contactos de telefone 241 106 000, de telemóvel 91 258 69 33 ou de email joana.maia@tagus-ri.pt.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]