TAGUS abre Moinhos de Entrevinhas

2012-05-24

Sardoal, 9 de junho 2012

Reabilitados, com apoio LEADER, os moinhos vão ganhar nova vida e desfraldar as suas velas numa cerimónia pública que contará com a presença de representantes de diversas entidades.

A cerimónia terá lugar dia 9 de junho, a partir das 15, e será seguida da atuação da Filarmónica União Sardoalense e do Grupo de Concertinas da Casa do Benfica de Vila de Rei e de um grande convívio popular.

O projeto, dinamizado pela Junta de Freguesia de Sardoal, em parceria com o Município, com o apoio da TAGUS, no âmbito da abordagem LEADER do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (ProDeR), ascende a um custo de 55 mil euros.

Deste núcleo de quatro moinhos um está preparado para a moagem de trigo e outro de milho; outra unidade servirá para apoio (bar e centro de documentação) e a restante funcionará como instalação sanitária.

O projeto prevê uma articulação e interação direta com a Quinta do Vale do Armo (vinhos), a Cooperativa «Artelinho» (pão, doçaria e linhos) e a AMAE - Associação de Moradores e Amigos de Entrevinhas (apoio), numa perspetiva de roteiro integrado, tipo «Rota do Pão».

Tendo por objetivo a promoção do meio rural, a preservação da paisagem e o estímulo à criatividade e desenvolvimento, o roteiro terá fins pedagógicos e culturais (demonstração de moagem, visitas de escolas, museu vivo), fins lúdicos e de lazer (piqueniques, festas, etc.) e fins desportivos e de saúde (passeios pedestres, trilhos de BTT, etc.)

Mais informação no site da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]