Sopas do Tortosendo - LEADER 2012

2012-09-04

Vila do Tortosendo, Covilhã, 22 de setembro 2012

«Venha provar as sopas da nossa terra» é o lema da iniciativa - organizada pela associação RUDE e junta de freguesia local - com o objetivo de divulgar e promover a gastronomia da região.

As conhecidas sopas de feijão e grão, e a canja de perdiz são apenas algumas das sopas que irão servidas, a partir das 19h, no Parque de S. Miguel. A mostra conta com 28 sopas que merecem especial destaque.

Além da gastronomia regional, o cartaz do evento, ao qual se associaram outras freguesias do concelho da Covilhã, inclui tasquinhas, artesanato (26 barraquinhas) e, claro, muita animação musical. A partir das 15h. Entrada livre.

O objetivo passa também por fomentar a participação da população e entidades locais na divulgação das Sopas do Tortosendo, assim como a sua confeção através de receitas mais antigas.

Mais uma iniciativa - apoiada no âmbito da Abordagem LEADER/SP3 PRODER - de divulgação e promoção da Estratégia de Desenvolvimento Local da RUDE - Associação de Desenvolvimento Rural no seu território de intervenção, a Cova da Beira.

Documentos Anexos:

Cartaz


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]