Sistemas alimentares locais em discussão (com vídeo)

2020-05-25

A temática dos Sistemas Alimentares Locais e os debates sobre alternativas necessárias ao sistema alimentar global, reconhecidas as suas limitações em várias dimensões da sociedade que vão desde o acesso a uma alimentação segura, de qualidade e em quantidade suficiente, até aos modelos de produção agrícola e agroalimentar. 

O primeiro webinário da “MANIFesta em ação” decorreu no passado dia 20 de Maio, reunindo cerca de 140 participantes, a discutir os Sistemas Alimentares Locais, com o objetivo de partilhar de ideias e construção coletiva de potenciais políticas públicas capazes de colmatar muitos dos desafios atuais.

Artur Cristóvão da UTAD contextualizou a importância do tema e a evolução histórica do sistema alimentar global, destacando a sua insustentabilidade em vários aspetos: impactos ambientais, redução de biodiversidade, impactos sociais e territoriais (assimetrias).

A discussão contou com a contribuição de práticas inspiradoras;

  • Alfredo Cunhal Sendim da Cooperativa de Usuários do Freixo do Meio partilhou os pressupostos e princípios do Programa CSA - Partilhar as Colheitas, que funciona numa lógica de economia planificada onde produtores/as e consumidores/as formam uma comunidade;
  • Artur Gregório e Vânia Martins da Associação In Loco falaram sobre dois projetos centrais na temática da alimentação saudável e consumo de produtos locais e da época, os projetos O Prato Certo e 100% Local;
  • Sara Moreira da AMAP e Rede Regenerar, desenvolveu sobre a iniciativa AMAP – Associação pela Manutenção da Agricultura de Proximidade enquanto grupo de consumidores que apoia diretamente pequenos produtores/as assegurando o escoamento da produção.

4 grupos de trabalho permitiram explorar a temática na perspetiva dos 4 eixos orientadores da MANIFesta: Território, Igualdade, Ecologia e Democracia. 

Se não conseguiu participar no dia 20, agora é possível rever o webinário a partir da gravação.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]