2017-02-07
A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural publicou quatro páginas dedicadas à síntese do Seminário “Alcançar resultados através do DLBC: pôr o método em ação” que decorreu na Suécia, nos passados dias 6 a 8 dezembro. Esta parece ser uma oportunidade não só para partilhar os resultados do seminário, como estimular a reflexção sobre as ideias fundamentais consensualizadas entre os 130 participantes de olhos postos no futuro.
É de lembrar que se discutiu uma “Agenda para o progresso”, constituída por nove ‘Grandes Ideias’ com vista a consolidar a implementação do método DLBC/LEADER. A abordagem DLBC de base local ascendente, com implementação de políticas a nível local, marca a diferença deste instrumento, que privilegia a proximidade e a associação das populações locais à tomada de decisões.
A reflexão sobre a UE no pós-2020 já começou. Se se quiser garantir a continuação do DLBC, esta parece ser altura certa para divulgar o seu valor acrescentado. Nesse sentido, as propostas de modernização e simplificação da PAC podem ser um bom prenúncio.
Entretanto, a agenda do DLBC não para. A 22 de fevereiro, a Rede Europeia de Desenvolvimento Rural vai promover um primeiro workshop dedicado à inovação. E o próximo seminário DLBC, planeado para 2017, vai ser organizado conjuntamente pela DG EMPL e pela DG REGIO.
Folheto "Achieving Results the CLLD Way: Putting the Method to Work - Seminar highlights" em anexo.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]