SIM apoia projecto na Serra do Caramulo

Jan. 2008

Parceria entre a ADICES e a Caixa de Crédito Agrícola Bairrada e Aguieira dinamiza o SIM - Sistema de Micro crédito para o Auto Emprego e a Criação de Empresas na região e apoia projecto privado de oferta de alojamento na Serra do Caramulo.

Zulmira Marques é proprietária de uma habitação de características rurais situada em plena Serra do Caramulo. Confrontada com uma situação de desemprego de longa duração e dotada de um espírito empreendedor e inovador, a empreendedora decidiu criar o seu próprio emprego e prestar o serviço de hospedagem na sua casa.

Esta decisão permitiu a dinamização de um negócio assente na prestação do serviço de alojamento temporário e outros serviços complementares e de apoio aos turistas. Baseando-se no lema do «bem servir e bem receber», a empreendedora, além do serviço de alojamento e serviço ocasional de refeições, disponibiliza ainda uma vasta oferta de actividades como passeios pedestres e todo-o-terreno e visitas guiadas. O projecto prevê que os serviços prestados integrem e complementem a oferta turística já existente na região, potenciem o usufruto da beleza natural serrana e divulguem o artesanato e gastronomia locais.

O SIM - Sistema de Micro crédito para o Auto-Emprego e a Criação de Empresas constitui uma solução que combina o micro-financiamento enquanto apoio à criação de pequenos negócios com a formação aos empreendedores, com vista à melhoria de competências do(a)s empreendedores(as) e à diminuição do risco de negócio através do estudo de viabilidade, especialmente concebido para apoiar públicos desfavorecidos no acesso às soluções de crédito tradicionalmente oferecidas pela banca comercial.

O financiamento por iniciativa poderá atingir 75% do investimento até ao montante máximo de 25.000 euros, a uma taxa de juro EURIBOR a 6 meses + um spread bancário não superior a 2%, com prazo de reembolso até cinco anos.

No âmbito da implementação do SIM, a ADICES é a entidade responsável pelo apoio e acompanhamento aos empreendedores que desejem implementar as suas iniciativas nos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela, sendo a entidade bancária responsável pela operacionalização e implementação desta linha de crédito.

Para o efeito, foram assinados, em Dezembro de 2006, protocolos de parceria entre a ADICES e as CCAM (Caixas de Crédito Agrícola Mútuo) Bairrada e Aguieira e Viseu-Tondela, que permitiram a disponibilização de 750.000€ para apoio a negócios ao abrigo deste sistema de crédito.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]