Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADICES

Associação de Desenvolvimento Local

Morada: Av. General Humberto Delgado, n.º 19

3440-325 Santa Comba Dão

Tel.: +351 232 880 080

E-mail: adices@adices.pt

Site: www.adices.pt

 

Território: Aguieira, Dão e Caramulo

Área: 850 Km2

Habitantes: 59.985 hab.

Densidade populacional: 70,5 hab./Km2

I10357-ADICES.JPG 

Aguieira, Dão e Caramulo

Localizado na região Centro, o território de intervenção do GAL ADICES abrange os concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela, pertencentes ao distrito de Viseu.

A Serra do Caramulo, a Barragem e Albufeira da Aguieira e a vasta rede hidrográfica, a mancha florestal, a vinha, as construções em granito e xisto e a riqueza patrimonial constituem os principais elementos identificadores do território aparecendo, indubitavelmente, ligados ao turismo.

Outrora o maior centro senatorial da Península Ibéria, o Caramulo afirma-se hoje em dia ao nível da hotelaria, através de uma nova e original oferta, mas também do turismo de natureza. São inúmeros os percursos pedestres, de pequena rota, por caminhos rurais e em contacto com as aldeias típicas serranas, em granito e xisto, prados verdes, moinhos, calçadas romanas, solares, igrejas e capelas barrocas, que permitem descobrir o património natural e cultural da região.

O artesanato sobressai pelo barro vermelho da Gândara (Mortágua), a louça negra de Molelos (Tondela), a arte sacra (Carregal do Sal) e a cerâmica artística (Santa Comba Dão).

Os quatro concelhos encontram-se abrangidos pela Região Demarcada do Dão, sendo, portanto, um território associado a prestigiados vinhos tintos, de cor rubi e sabor aveludado, e brancos, delicados, frescos e uma bela cor citrina... Aromas que combinam, na perfeição, com os sabores da gastronomia local, onde sobressai o cabrito, queijo e requeijão de ovelha, os enchidos, a lampreia e tantas outras iguarias. Maçã, mel e laranja de Besteiros são outras referências obrigatórias.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4