Sessões de auscultação da população "Pensar o Algarve 2030 – Estratégias para o interior"

2022-09-14

A Associação In Loco, enquanto entidade gestora do GAL Rural Interior do Algarve Central, está a organizar sessões de auscultação às comunidades locais, com o apoio das Juntas de Freguesia e dos Municípios, para envolver a população, entidades do sector associativo e público, pequenas e médias empresas, na discussão sobre as prioridades de apoio para a sua terra para o próximo período de programação.

Depois de em maio e junho ter ouvido a população em 9 freguesias (Alte, Ameixial, Cachopo, Moncarapacho/Fuseta, Paderne, Salir, Sta Bárbara de Nexe, São Brás de Alportel e São Bartolomeu de Messines), durante o mês de setembro a associação irá realizar as seguintes sessões:

  • 14 de setembro - 18:30 - São Marcos da Serra – na Junta de Freguesia
  • 15 de setembro - 18:30 – Guia - na Junta de Freguesia
  • 16 de setembro - 18:30 - Boliqueime – na sala da antiga Escola Primária
  • 17 de setembro - 14:30 - Santa Catarina da Fonte do Bispo - na Junta de Freguesia
  • 19 de setembro - 18:30 - Pechão - na Junta de Freguesia
  • 19 de setembro - 21:00 – Quelfes e Olhão - na freguesia de Olhão, R. General Humberto Delgado, 26 A
  • 20 de setembro - 10:00 - UF Conceição e Estoi - na delegação de Estoi
  • 20 de setembro - 18:30 - UF Luz de Tavira e Santo Estêvão – no Salão da Junta de Freguesia em Santo Estêvão
  • 20 de setembro - 18:30 - Quarteira – no auditório do Centro Autárquico
  • 21 de setembro - 18:30 - São Sebastião e São Clemente - na Junta de Freguesia de São Sebastião
  • 28 de setembro - 18:00 - UF Querença, Tôr e Benafim – no salão de festas da Casa do Povo de Querença

Brevemente serão também realizadas sessões nas freguesias de Almancil, UF de Faro e Montenegro. 

Em cada uma destas sessões, a troca de ideias e o debate terá entre uma hora e meia a duas horas.

  • Que problemas é que a freguesia enfrenta?
  • Que investimentos considera prioritários para a freguesia?
  • Que potencialidades identifica na sua freguesia?

São algumas das questões que poderão ser discutidas num momento que se pretende de partilha de ideias com o objetivo de ouvir os residentes e interessados na melhoria da qualidade de vidas destes territórios. 

Para além destas sessões serão ainda realizados durante o mês de setembro três focus group temáticos:

  • 22 de setembro - 15:00 - Desenvolvimento agrícola e florestal e valorização de produtos endógenos; Desafios e Oportunidades – na sede da Cooperativa Agrícola "A Esperança", Moncarapacho;
  • 23 de setembro – 10:00 - Iniciativa pública – na delegação de Estoi da União de Freguesias Conceição e Estoi;
  • 23 de setembro - 15:00 - Iniciativa empresarial no Algarve Central Interior vs Litoral: Desafios e Oportunidades, na sede do NERA, em Loulé. 

Estas sessões decorrem no âmbito do projeto Articular para Intervir III, coordenado pela CCDR Algarve, numa parceria que envolve também a Associação Terras do Baixo Guadiana e a Associação Vicentina, no quadro da programação do Portugal 2030 para a região do Algarve.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]