Sessão de apresentação do projeto "AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior"

2022-03-15

A TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em conjunto com os seus parceiros Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, vai organizar uma sessão de apresentação do projeto "AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior", no próximo dia 19 de março, no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal.

Esta sessão visa dar a conhecer o projeto "AO-RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior", realçando a importância de promover e valorizar as artes e ofícios tradicionais, que "são representativas das vivências, os saberes-fazer, a identidade e cultura deste território".

A iniciativa iniciará com uma apresentação de Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro 2020, que dará a conhecer a perspetiva da valorização do património identitário da região Centro, seguindo-se Conceição Pereira, Coordenadora da TAGUS, que fará o enquadramento do projeto AO.RI. Por sua vez, Paulo Passos, Diretor criativo da Napperon, falará sobre o desenvolvimento da imagem do projeto e Paulo Lima, Antropólogo, explicará como se vai desenvolver o levantamento histórico das artes e ofícios do Ribatejo Interior. A última intervenção estará a cargo de Luís Rocha, Diretor do CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, cujo tema é a qualificação e o e reconhecimento dos artesãos, como forma de profissionalizar e desenvolver o artesanato.

Neste evento, será oficializada a assinatura do protocolo de colaboração entre a TAGUS e o CEARTE, no âmbito deste projeto, envolvendo os presidentes dos Municípios de Abrantes, de Constância e de Sardoal, e Luís Rocha, Diretor do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.

Este protocolo pretende, através de formações de curta duração, desenvolver a competitividade dos artesãos, disponibilizando-lhes ferramentas de apoio que os auxiliem a (re)pensar o seu negócio. Também se realizarão workshops de iniciação às atividades tradicionais, dirigidos a jovens locais envolvidos nas áreas das artes e design, e outros potenciais interessados.

Os interessados em participar neste evento deverão proceder à sua inscrição através do e-mail tagus@tagus-ri.pt ou do telefone 241 106 000.

O projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior é resultado de uma candidatura ao Programa Operacional do Centro, e cofinanciado pelo FEDER - Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]