Seminário reVer

2015-03-26

Contributos da arquitetura vernácula portuguesa para a sustentabilidade do ambiente construído

Abordar a temática da construção tradicional, desde os seus materiais e técnicas até à reabilitação do património vernáculo, é o objetivo do seminário, que conta com a participação da Minha Terra. Porto, Fundação Manuel António da Mota (Mercado do Bom Sucesso), 28 de março.

I12195-CARTAZXSEMINXXRIOXREVERB.JPG

Abrangendo ainda um conjunto mais alargado de assuntos que permitam identificar e compreender e melhor o potencial contributo dos princípios utilizados neste tipo de construção para a sustentabilidade do ambiente construído, o seminário divide-se em vários painéis temáticos:

  • Painel 1 – Princípios bioclimáticos e de sustentabilidade na arquitetura vernácula
  • Painel 2 – Eco-eficiência dos recursos locais
  • Painel 3 – Os sistemas construtivos tradicionais e sua reabilitação
  • Painel 4 – Iniciativas para o desenvolvimento de territórios de baixa densidade e programas de financiamento

A Minha Terra participa neste Painel 4, com uma intervenção sobre “A valorização do património rural no contexto das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária”, que irá ser apresentada por Ana Paula Xavier.

Programa completo e demais informação disponível no site do evento, em www.rever.pt/seminario

O seminário é organizado pelo Departamento de Engenharia Civil e a Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, em conjunto com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

O reVer – Modelação do desempenho de ciclo de vida de edifícios vernáculos portugueses: contributos para a sustentabilidade do edificado é um projeto exploratório de investigação científica, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em desenvolvimento na Universidade do Minho (Centro Território, Ambiente e Construção).

Documentos Anexos:

Cartaz


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]