Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Seminário Internacional sobre Enoturismo no Douro

2013-05-07

Lamego, 7 de junho 2013

Organizado pelas Associações de Desenvolvimento Local Beira Douro, Douro Histórico e Douro Superior, centrado no debate e apresentação de estudos de caso, com intervenções de especialistas de Portugal, Espanha, França e EUA. Participação livre. Inscrições até 31 de maio.

O Douro Wine Tourism International Seminar irá realizar-se no Teatro Ribeiro Conceição, a partir das 14h.

O evento contempla ainda a apresentação do novo «Guia de Enoturismo do Douro», bem como o lançamento do «Manual de Boas Práticas de Enoturismo», de um website sobre o enoturismo na região e uma aplicação eletrónica/móvel sobre o Douro.

No final do seminário será inaugurado o «Taste Douro», evento enogastronómico - organizado pela Beira Douro - de 7 a 9 de junho no Museu de Lamego - que visa divulgar, promover e dinamizar a região do Douro, através de alguns dos produtos de maior notoriedade na região: vinhos DOC Douro e Porto, iguarias regionais e delicatessen. (O programa oficial deste evento será anunciado brevemente)

Dia 7 de junho, no Teatro Ribeiro Conceição, a norte-americana Diane Letulle, do blogue «Wine Lover»s Journal», analisará a criação de fatores de sucesso na visita a produtores de vinho. Já Melba Allen, uma norte-americana radicada há longa data na França, que lidera com Michel Buillarg a Oeno, uma agência de promoção do conhecimento sobre vinho, expõe os crescentes desígnios do enoturismo.

Do lado português, haverá uma reflexão sobre dois casos de sucesso da atividade no Alentejo, o Esporão e a Herdade da Malhadinha Nova, e também será observado em detalhe o caso das adegas Muga, na Rioja, Espanha.

Os painéis estarão abertos a discussão e debate. As conclusões do projeto serão elaboradas pelo jornalista e crítico de vinhos Rui Falcão e a sessão de encerramento contará com a presença de Manuel de Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

A participação no seminário é gratuita mas sujeita a registo prévio, até 31 de maio.

Saiba mais no site da BEIRA DOURO - Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro.

Documentos Anexos:

Programa

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Webinário discute os efeitos sociais da mobilidade partilhada em meio rural

2020-07-15, Webinar

Inscrições abertas

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4