2012-11-06

Palmela, 22 de novembro 2012
«Diversidade da videira, fator de sustentabilidade do setor do vinho e do território» é o tema do encontro, organizado pela ADREPES, no âmbito do projeto ENOTURIS, financiado pelo Programa da Rede Rural Nacional (PRRN). Inscrições até 21 de novembro.
Local
Biblioteca Municipal de Palmela
Objetivos
Divulgação de ações de conservação e valorização da diversidade da videira em Portugal e em outros países da Europa Ocidental e a procura de estratégias para contrariar a erosão genética à escala nacional e europeia.
Temas e oradores
- A valorização da diversidade da videira em Espanha, Vicente Sotés (Universidade Politécnica de Madrid)
- Conservação da diversidade genética da videira em França, inventariação exaustiva e perspetivas, Olivier Ybrégat (Instituto Francês da Vinha e do Vinho)
- A abordagem portuguesa da conservação da diversidade da videira, Antero Martins (Instituto Superior de Agronomia e Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira - PORVID)
- A importância da diversidade na perspetiva da indústria, António Graça (PORVID e Sogrape)
- Interações diversidade {vs Regulamentação das plantas de videira no contexto nacional}, Paula Carvalho (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária)
Inscrições
Até 21 de novembro | Tel. 212 336 668 | Email: dtel@cm-palmela.pt
PROGRAMA e FICHA DE INSCRIÇÃO abaixo em anexo.
ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]