Seminário Europeu LEADER

2022-03-15

Foi em Ploeuc-L'Hermitage, na Bretanha, que decorreu, nos dias 7 e 8 de março, "um dos destaques da Presidência francesa da União Europeia em termos de ruralidade", como referiu o novo ministro da Coesão Territorial de França, Joël Giraud.

Organizado pela LEADER France, a rede francesa de Grupos de Ação Local, com a colaboração da ELARD, no âmbito da Presidência francesa da União Europeia, a iniciativa reuniu 300 pessoas de 21 Estados-Membros representando autarquias locais, GAL e outros atores dos territórios rurais da Europa. Portugal esteve representado pela Federação Minha Terra e pela A2S - Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia.

I13953-LEADER-FRANCE-SEMXTETO.JPG

A Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais, o Pacto Rural e a programação 2023-2027, mesmo se os Planos Estratégicos da PAC e os Acordos de Parceria de diversos Estados Membro ainda estão adotados, fizeram parte das discussões e intercâmbios.

O Dia Internacional da Mulher também foi celebrado, com a apresentação do primeiro "Prémio LEADER Europeu para a Igualdade de Género nas Zonas Rurais", eleito ao vivo pelos participantes, entre os seis projetos finalistas.

O seminário foi, sobretudo, uma ocasião para expressar uma visão forte da ruralidade, cuja diversidade foi destacada por muitos intervenientes.

No encerramento da iniciativa, os participantes manifestaram o seu apoio e solidariedade com o povo da Ucrânia. 

I13953-20220310X204331.JPG

O relatório destes dois dias de trabalho será publicado brevemente na página internet da iniciativa em www.pfueleader2022.eu.

No decurso dos trabalhos, a Federação Minha Terra teve ainda oportunidade de partilhar a experiência de 30 anos de LEADER em Portugal, numa pequena entrevista à estação de rádio Bretagne 5.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]