Seminário Comemorativo do Dia Internacional de Combate à Desertificação

2012-06-08

Lisboa, 15 de junho de 2012

«Iniciativas portuguesas para limitar a degradação das terras nas áreas suscetíveis à desertificação» é o tema geral do seminário de âmbito nacional. Confirmação de presença até 14 de junho.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, através das Unidades de Investigação IDE (Instituto de Dinâmica do espaço) e e-GEO (Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional) é a anfitriã da iniciativa que irá realizar-se no Auditório 1 da Faculdade (Av. de Berna, Lisboa).

Confirmação de participação, com indicação de nome, entidade representada e contactos (mail e telefone) até 14 de junho para maria.roxo@gmail.com

O Dia Mundial de Combate à Desertificação, comemorado todos os anos a 17 de junho, subordina-se este ano ao tema «Healthy soil sustains your life: Let´s go land-degradation neutral». Por outro lado, a data sobrepõe-se aos eventos preparatórios que estarão a decorrer localmente relativos à Conferência Rio +20 sobre Desenvolvimento Sustentável.

Assim, independentemente da divulgação de outras iniciativas do dia 17, a Comissão Nacional de Coordenação de Combate à Desertificação decidiu na sua última reunião (28-02-2012) que se organizasse um seminário nacional relativo à temática na sexta-feira antecedente, isto é, 15 de junho, sobre «Iniciativas Portuguesas para limitar a degradação das terras nas áreas suscetíveis à desertificação».

Ver Programa em anexo.

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]