Seminário "Cycling & Walking - Parcerias para a Sustentabilidade"

2022-12-13

A ADRIMAG vai realizar no próximo dia 19 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o seminário "Cycling & Walking, Parcerias para a Sustentabilidade". O programa inclui também a cerimónia de entrega de certificados "Charter Partner" às primeiras empresas do território "Montanhas Mágicas" aderentes à Carta Europeia de Turismo Sustentável (Fase II da CETS).

O processo de adesão à Fase II da CETS, visa reconhecer empresas e entidades locais que assumem o compromisso de desenvolver as suas atividades com base nos princípios de sustentabilidade económica, ambiental e social, emanados pela Carta Europeia de Turismo Sustentabilidade. Este compromisso materializa-se na implementação de um Plano de Ação com a duração de 3 anos, findo o qual será feita uma reavaliação deste reconhecimento às empresas/entidades.

Nesta fase, a ADRIMAG priorizou as empresas e entidades locais que concorrem para uma oferta sustentável e qualificada de serviços, associada à GR60 - Grande Rota Montanhas Mágicas.Esta ação é financiada pelo Norte 2020 no âmbito da EEC e PA PROVERE "Turismo para Todos".

Consulte o programa em anexo.

Documentos Anexos:

Programa


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]