Seminário "Alterações Climáticas - Desafio ao conhecimento, às Autarquias e às populações”

2022-09-01

A APRODER – Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo, a Câmara Municipal de Rio Maior e o CNIRM - Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior vão promover, no próximo sábado, dia 3 de setembro, o seminário "Alterações Climáticas - Desafio ao conhecimento, às Autarquias e às populações”, em Rio Maior, inserido no programa da FRIMOR - Feira Nacional da Cebola.

Este evento tem como intuito a discussão e debate de ideias, a partilha de informações, experiências e conhecimentos sobre as alterações climáticas e a gestão do solo.

O seminário conta com a presença de vários especialistas em adaptação às alterações climáticas e gestão do solo, aos quais se vão juntar, para abertura do seminário, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Luís Santana Dias e o Senhor Presidente da APRODER, Adelino Bernardes.

Dirigido a um conjunto de agentes territoriais e ao público em geral, este seminário visa informar sobre o atual contexto das alterações climáticas, bem como sensibilizar e consciencializar os participantes para esta temática que representa graves ameaças, não apenas para o meio ambiente, mas também para a paz e a segurança de toda a comunidade, dotando-os de informação e ferramentas, para que, também eles, possam agir de modo a atenuar os efeitos das alterações climáticas e, assumir as suas responsabilidades em benefício de todos e do nosso planeta.

O evento decorre a partir das 16:00, no Auditório CNIRM - Pavilhão Multiusos de Rio Maior.

Consulte o programa em anexo.

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]