Semanas Animadas LEADER+

Maio 2004

de 1 a 7 de Maio, Maias em Maio

na Loja do Mundo Rural, Lisboa

À semelhança de antigos rituais de celebração da Primavera, a Loja do Mundo Rural inaugura o mês de Maio com flores, bombos e boa comida.

A convite da Loja do Mundo Rural, Zé Pereiras, bombos e gigantones vão animar as ruas de Campo de Ourique no 1º de Maio. O encontro é às 11h00, junto ao número 216 da rua Saraiva de Carvalho, especialmente florida para a ocasião. Às 14h00, o grupo de foliões vai até ao Chiado. Com esta iniciativa, inserida no âmbito das «Semanas Animadas», a Loja do Mundo Rural traz até à capital as Maias, antiga festa de celebração da Primavera e do novo ano agrícola.

Este ritual, de reminiscências pagãs e data imprecisa, chegou a ser oficialmente proibido, como aconteceu em Lisboa, através de Carta Régia de 14 de Agosto, do ano de 1402. Mas sobreviveu às contrariedades oficiais e às muitas transformações sociais que desde então ocorreram.

Nalguns pontos do país, como Montalegre, Beja e Monchique, subsiste o costume de comemorar a entrada no quinto mês do ano com a colocação de coroas de flores nas janelas, portas, fechaduras e postigos. Diz o povo que o Maio é manhoso e que as giestas, consagração floral de purificação e esconjuro, barram a entrada do diabo e das bruxas.

Tal como as giestas, também o fogo esconjura, Por isso, no primeiro dia de Maio ainda há lugares (Monchique) onde se acendem fogueiras. Depois, ao calor do fogo e em ambiente de festa, os populares entregam-se a um outro ritual não menos simbólico: o da partilha de sabores. Castanhas piladas, figos secos, amêndoas torradas, bolo de Maio, rolhas de Maio e papas de milho fazem a ementa desta comemoração. São algumas destas iguarias que o desafiamos a experimentar na Loja do Mundo Rural, entre os dias 1 e 7 de Maio.

Criada com o objectivo de promover as Regiões, suas gentes e culturas, a ProRegiões é o resultado do esforço colectivo de algumas associações locais que, dispersas no território nacional, sentiram a necessidade de tecer uma rede urbana para dar resposta a problemas do desenvolvimento rural.

ADIRN (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte), ADRUSE (Associação de Desenvolvimento Integrado da Serra da Estrela), INDE (Inter Cooperação e Desenvolvimento), TROTE-GERÊS (Cooperativa Cultural de Ocupação de Tempos Livres) e TAGUS (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior) são algumas das associações que constituem a ProRegiões.

Desta união nasceu o projecto Loja do Mundo Rural, como ponto de encontro entre quem produz nas nossas regiões e aqueles que buscam os objectos e os paladares esquecidos. Neste espaço, a tradição é revivida através da realização de exposições e do contacto com artesãos e produtores agrícolas. É com enorme gosto e simpatia que estes pequenos produtores se disponibilizam para falar das suas artes, mantendo assim viva a nossa cultura popular.

Na Loja do Mundo Rural, onde as teias de desenvolvimento local se tecem de forma a responder ao despontar no meio urbano de um gosto pela tradição e pelos produtos naturais e manufacturados, juntam-se em parceria as Associações de Desenvolvimento Rural de todo o país e o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, com o programa LEADER, para dar corpo a um projecto dos que acreditam na potencialidade e qualidade dos produtos tradicionais.

A Loja do Mundo Rural vai dar início à segunda fase das semanas animadas LEADER+. Estão previstas 10 semanas animadas a realizar na loja do Mundo Rural até Julho de 2004.

As Semanas Animadas consistem na criação de um conjunto de animações calendarizadas e temáticas, criando hábitos de animação no espaço urbano, com temas que são cativantes para a população e paralelamente que actuam transversalmente na divulgação da nossa cultura e dos nossos territórios. Acções pontuais, criando um ciclo de animações, ciclo esse, que estará interligado com o quotidiano do mundo rural. As festas, momento de ruptura com a normalidade dos dias, têm uma relação directa com as estações do ano e portanto com o trabalho agrícola. Quase todas elas apresentando aspectos religiosos e profanos, associadas a manjares próprios, danças, músicas, entre outros, numa multiplicidade de identidades e características locais.

Ao longo de cada estação do ano foram escolhidas algumas das mais importantes fainas agrícolas e das festas de maior importância, para através delas destacar e promover os produtos, a cultura e o turismo.

As Semanas Animadas foram organizadas em três grandes áreas: produtos agro-alimentares; festas rurais e turismo. Assim e considerando que iniciamos esta animação no Outono de 2003, reflectindo portanto ao longo das 6 semanas realizadas em 2003, as épocas de Outono e Inverno, para 2004, procurámos as temáticas relacionadas com as restantes épocas. Assim estão organizadas as seguintes semanas:

  • Entrudo Chocarreiro 1 a 6 de Março
  • Pão Nosso 12 a 18 de Março
  • Com o galo a cantar de 19 a 26 de Março
  • Queijos Mil 2 a 9 de Abril
  • Cheios Enchidos 16 a 23 de Abril
  • Maias em Maio de 1 a 7 de Maio
  • Doces Compotas 8 a 14 de Maio
  • Ervas de cheiro de 22 a 28 de Maio
  • Doce Mel 4 a 12 de Junho
  • Festa do Bodo 18 a 26 de Junho

Rua Saraiva de Carvalho, 216

Campo de Ourique

Tel. 21 395 88 89 / 96 580 41 24


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]