2012-09-07
15 a 19 de outubro 2012
Aberta à participação de todos, na organização de atividades de mobilização e sensibilização à luta contra a pobreza e exclusão social. Pretende-se que a iniciativa mantenha a sua expressão nacional e aumente para o nível europeu.
Espera-se que as atividades:
- Contribuam para a sensibilização da problemática em causa;
- Apelem à participação e ao ativismo;
- Abranjam tanto quanto possível todos os públicos envolvendo diferentes áreas e sectores da sociedade civil;
- Envolvam, sempre que possível, a participação de pessoas em situação de pobreza e/ou exclusão social;
- Permitam o uso de recursos das organizações, reduzindo custos.
Com isto, pretende-se mobilizar a sociedade portuguesa e europeia, sensibilizando-a para a compreensão dos fenómenos da pobreza e exclusão social enquanto violações de Direitos Humanos.
Entidades organizadoras:
Amnistia Internacional Portugal
AMI - Assistência Médica Internacional
Associação Animar
Comissão Social de Freguesia de Santos-o-Velho
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Fundação Aragão Pinto
Mais informações:
Blogue: http://pelocombatepobreza.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/CombatePobreza
E-mail do evento: combatepobreza@gmail.com
A iniciativa «Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social», que remonta ao ano de 2010, tem tido um grande sucesso na divulgação das problemáticas relativas à pobreza e exclusão social.
Para que continue a ser um sucesso, a organização apela à sua participação de todas as entidades na promoção de atividades nos seus territórios na semana de 15 a 19 de outubro de 2012. As atividades são da responsabilidade da entidade que as organiza devendo corresponder aos objetivos da iniciativa.
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]