Segundo Parlamento Rural Croata

2017-03-29

O desenvolvimento integral através da cooperação é tema do segundo Parlamento Rural Croata. A cooperação como pré-requisito para o desenvolvimento integral, a cooperação entre intervenientes das comunidades rurais, a cooperação com a administração pública e o setor empresarial, a cooperação interdisciplinar, principalmente com o mundo da investigação e da academia, a troca cooperativa de experiências e a aprendizagem através da partilha de boas práticas.

Segundo os organizadores, Rede de Desenvolvimento Rural Croata e GAL de Medjimurje, os habitantes das zonas rurais vão ter a oportunidade, no seio desta assembleia, de influenciar as políticas de desenvolvimento rural e a sua aplicação, e de reforçar laços e parcerias, para atingir o fim pretendido – ouvir e ter em consideração a voz das comunidades rurais.

O modelo deste parlamento, que se estende por vários dias, envolve a participação ativa dos intervenientes rurais através de vários processos participativos: workshops temáticos, tertúlias tipo “world café/rural café”, mesas redondas com a participação de governantes, apresentação de boas práticas e trocas de experiências ativas.

O município que vai acolher este parlamento rural, de 20 a 22 de abril, dá pelo nome de Sveti Martin na Muri. Foi galardoado com o Prémio Europeu “EDEN – European Destinations of Excellence 2007”, na categoria de Melhor Destino Rural Emergente, e fica localizado no norte da Croácia, na região de Medjimurje, junta à fronteira com a Eslovénia.

O programa do 2º Parlamento Rural Croata e a ficha de inscrição (termo: 5 de abril) encontram-se em anexo.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]