Segundo concurso MoovIdeias termina com entrega de prémios

2018-01-23

A segunda edição do Concurso de Ideias MoovIdeias encerrou no dia 18 de janeiro, na sede da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, com uma sessão motivacional e a apresentação final dos projetos.

À semelhança do que tem vindo a acontecer ao longo de todo o programa de aceleração, onde os empreendedores inscritos no MoovIdeias tiveram a oportunidade de serem acompanhados e apoiados na forma inovadora de ver o seu negócio, nas questões ligadas à análise dos riscos, na validação do potencial das ideias junto de clientes, na identificação do público-alvo, dos fornecedores e da concorrência, os convidados desta última sessão motivacional, Miguel Henriques, da Business Angels, e Artur Fernandes, da Single Code, partilharam as suas experiências, o primeiro como investidor e consultor e o segundo como empreendedor e empresário.

I13140-IMAGEM1.JPG

14 ideias iniciais, sete possíveis, três prováveis e uma vencedora

Das 14 ideias que integraram inicialmente este concurso, sete chegaram a termo, abrangendo as seguintes áreas – alojamento local, assistência à terceira idade, limpeza e manutenção das propriedades agrícolas, quinta pedagógica, produção de licores, hotel e assistência a animais domésticos, cafetaria e gelataria.

O projeto vencedor intitulado “Gestão de alojamento local”, da autoria de Catarina Santos, é contemplado com um prémio de 40 horas de mentoria por uma equipa de consultores especializados em negócios. O projeto de alojamento local ancorado no centro histórico de Abrantes com vista para o rio Tejo e para o castelo completa a sua oferta com a integração de produtos locais. A segunda ideia em destaque é uma quinta aberta a crianças para atividades lúdicas, centradas no contacto com animais e produtos agrícolas, proposta por Ana Alves. Ex æquo em terceiro lugar, as ideias de pet sitting “Natureza Animal” e de limpeza de terrenos e reflorestação “Verde SOS”, respetivamente de Diana Serrano e António Carvalho, receberam, na qualidade de segundas classificadas, livros de coaching.

O potencial do projeto, o enquadramento nos objetivos da TAGUS para o Ribatejo Interior, a capacidade de vender a ideia a investidores, a assimilação de conhecimentos e a assiduidade ao longo do programa de aceleração foram os critérios de avaliação utilizados para apurar os vencedores.

Participaram na sessão de encerramento alguns dos participantes no concurso e elementos da parceria territorial TAGUS 2020, Maria do Céu Albuquerque, atual presidente da Direcção da TAGUS, Ana Paula Remédios, da CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Sérgio Lorga e Mafalda Correia, da B’TEN – Business Consultants, e Conceição Pereira, Técnica Coordenadora da TAGUS que moderou a iniciativa.

O MoovIdeias insere-se no projeto Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo, através do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

É de referir que a 3ª edição do concurso está a ser dinamizada pela PINHAL MAIOR – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul, antes da quarta e última ficar a cargo da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]