SapRur@l 2003

Mar.2003

Mais de 45.000 pessoas visitaram O I Salão da Actualidade e das Acções para o Progresso dos Territórios Rurais Saprural 2003", celebrado em Madrid durante os dias 7, 8 e 9 de Março, superando em quase três vezes as previsões da organização. O salão foi inaugurado, na passada sexta-feira pelo ministro, Miguel Arias Cañete.

Partindo deste dado e devido ao interesse manifestado, tanto pelo que estava exposto, como pelo que foi dito, no ciclo de conferências que teve lugar nestes dias, os organizadores do Salão não têm dúvidas em considerar a iniciativa como um êxito total. Esta apreciação é partilhada pelas numerosas empresas de serviços ao mundo rural, que acorreram ao Salão, assim como pelos responsáveis da feira, surpreendidos pela afluência de público, atraído pelo Salão, numa primeira edição.

Segundo Vicente Forteza, director general de Desenvolvimento Rural do MAPA, "no coração dos madrilenos e de centenas de visitantes de outras comunidades autónomas espanholas, continua a existir um grande interesse pelo mundo rural, de onde muitos são originários, e muita vontade de conhecer a sua evolução, nos últimos tempos e quais são as suas perspectivas de futuro. Penso que tiveram um boa oportunidade".

As novas actividades económicas que se estão a desenvolver (artesanato; trabalho; lazer; agro-turismo e turismo rural) assm como a introdução de inovações na elaboração de produtos alimentares de alta qualidade; por pequenas e médias empresas, despertaram a curiosidade de muito público, que também teve a oportunidade de assistir a conferências e mesas redondas onde, individualidades com opinião e representantes de colectivos sociais implicados nol mundo rural expuseram ideias seguidas com muito interesse. "Assim, o propósito do Salão, que era mostrar a nova imagem do mundo rural e as suas possibilidades de futuro, pode considerar-se alcançado", refere Vicente Forteza.

Ante esta resposta massiva, todos os organizadores (Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação; Comunidades Autónomas; Federação Espanhola de Municípios e Províncias; Grupos de Acção Local; Redes destes Grupos; Organizações Profissionais e das Cooperativas Agrícolas; Associações de Mulheres Rurais; Produtores e Empresas) coincidiram na necessidade de começar a desenhar a edição seguinte, "na confiança de que resultará igualmente um êxito, à luz desta primeira experiência", conclui o director general de Desenvolvimento Rural do MAPA.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]