São Pedro do Sul recebeu 1.º workshop sobre economia circular

2023-01-20

Decorreu, no passado dia 18 de janeiro, em São Pedro do Sul, no auditório do balneário Rainha D.ª Amélia o 1.º Workshop "Economia Circular", promovido pela ADDLAP no âmbito da preparação da Estratégia de Desenvolvimento Local ADDLAP2030. O evento contou com duas sessões de trabalho onde foram abordadas a competitividade e desenvolvimento económico e  a coesão social e territorial.

O vice-presidente do município de São Pedro do Sul, Pedro Mouro, procedeu à abertura do certame, seguindo-se uma intervenção do Presidente da direcção da ADDLAP, João Paulo Gouveia, que abordou a importância da construção de uma estratégia forte e participada. A professora e investigadora, Isabel Brás, do Politécnico de Viseu, destacou a relevância da circularidade, como aposta para o desenvolvimento económico.

As duas sessões foram muito concorridas, contando com cerca de oitenta participantes, entidades públicas e privadas do território, designadamente autarquias, serviços da Direção Regional de Agricultura, associações empresariais, turísticas, culturais e de solidariedade social, ensino superior, escolas, cooperativas, empresários e cidadãos, etc.

O território apresenta algumas fragilidades, destacando-se o decréscimo populacional, em particular a diminuição da população jovem, comum às regiões do interior de Portugal, mas apresenta muitas potencialidades na área do turismo, das novas produções agrícolas, como os frutos vermelhos, os recursos naturais, entre outros, que interessa promover, preservar e apoiar. Os participantes alertaram para problemas de mobilidade interna e para a falta de apoios ao associativismo e à cultura.

Pretendeu-se com esta iniciativa refletir as prioridades estratégicas para o território de intervenção da ADDLAP, prevendo-se no futuro mais momentos desta natureza conducentes à construção da Estratégia 2030.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]