RUDE abre 2º Concurso LEADER

2011-10-14

Até 25 de novembro (2011) estão abertas as candidaturas à Ação 3.1.1 Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola, do SubPrograma 3 do PRODER Dinamização das Zonas Rurais.

No âmbito do primeiro concurso, a Associação de Desenvolvimento Rural RUDE/GAL Cova da Beira viu aprovados 25 projetos (nas ações 3.1.2, 3.1.3, 3.2.1 e 3.2.2), no valor total de 2.898.836,80 euros, prevendo-se a criação de 23 postos de trabalho.

De 1992 a 2008, 392 projetos foram executados na Cova da Beira (concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão) no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária LEADER, envolvendo mais de 10 milhões de euros de investimento total.

Nas palavras do presidente da RUDE, Carlos Pinto, este desenvolvimento não é apenas obra do crescimento físico e material dos projetos mas também a progressão de um quadro de participações em iniciativas e vivências múltiplas de dinamização e modernização de estruturas que a associação soube dinamizar.

Saiba mais em www.rude-adr.pt


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]