Resultados preliminares dos Censos 2021 mostram diminuição da população

2021-07-28

De acordo com os dados preliminares dos Censos 2021, realizado nos meses de abril e maio, a população portuguesa diminuiu 2% em relação ao anterior recenseamento, que teve lugar em 2011, o que representa uma redução de mais de 200 mil habitantes. O Alentejo lidera na perda de população, com uma diminuição de 6,9%.

I13778-PAISAGEM3.JPG

A Madeira viu a sua população reduzir-se em 6,2%, enquanto que a redução no Centro foi de 4,3%, nos Açores de 4,1% e no Norte de 2,7%. Por outro lado, as regiões do Algarve e de Lisboa verificaram um aumento no número de residentes, com um crescimento de 3,7% e 1,7%, respetivamente.

Apenas 51 dos 308 concelhos apresentam hoje mais população que em 2011.

Como esperado, os municípios do interior verificam as maiores diminuições, com Barrancos (-21,8%), Tabuaço (-20,6%), Torre de Moncorvo (-20,4%), Nisa (-20,1%) e Mesão Frio (-19,8%) a apresentarem os processos mais acelerados de despovoamento.

Conheça a variação verificada no seu concelho ou na sua freguesia no seguinte link: https://www.ine.pt/scripts/db_censos_2021.html 

Os Censos são a maior operação estatística de contabilização da população residente no país, sendo levada a cabo a cada dez anos, pelo Instituto Nacional de Estatística.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]