Remate das Conferências da Estrela

2017-09-12

O tema “Geoparques: novas estratégias do século XXI" vai encerrar o ciclo de nove Conferências da Estrela, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, dia 13 de setembro, pelas 21h30.

A Associação Geopark Estrela propôs-se a organizar nove conferências, em nove meses, em nove municípios diferentes – Covilhã, Belmonte, Manteigas, Seia, Oliveira do Hospital, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Guarda, abordando, sucessivamente, temáticas essenciais ligadas ao Aspiring Geopark Estrela e à própria geografia do território Serra da Estrela – do património à identidade, da geologia ao turismo, da educação ao ambiente, passando pelo desenvolvimento e a coesão territorial e pelo despovoamento e a baixa densidade populacional, com o objetivo de identificar problemas e apontar soluções aos temas em destaque.

O encerramento destas conferências vai contar com as intervenções da coordenadora do Fórum Português de Geoparques Mundiais da UNESCO, Elizabeth Silva, do presidente do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO – IGCP, Artur Sá, do coordenador executivo da Associação Geopark Estrela, Emanuel de Castro, e do responsável do Design e Comunicação desta associação, Filipe do Patrocínio. Este último encontro, serve objetivamente para clarificar temas fundamentais ligados à candidatura a Geopark, como o conceito de Geopark Mundial da UNESCO, as premissas para uma candidatura a este programa, ou ainda, as vantagens para o futuro deste território.

Saiba mais em www.geoparkestrela.pt/


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]