Reforço do Apoio ao Investimento Territorial na Reprogramação do PT 2020

2018-12-20

No dia 11 de dezembro, Mário Fidalgo, diretor executivo da AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, em representação da Abordagem DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária, participou numa mesa redonda dedicada ao “Portugal 2020 e Investimento territorial de proximidade”, onde sublinhou que as abordagens territoriais de cariz bottom-up são suportadas por parcerias locais, compostas por entidades representativas desses territórios e das suas especificidades – mais de 2000 no seu todo, onde se incluem quase todos os municípios e os diferentes agentes locais. Acrescentou que as medidas que estão ao alcançe dos pequenos promotores pressupõem projetos de natureza local e de pequena dimensão onde se justifica e destaca a abordagem de proximidade e a adequação às especificidades locais. "A existência de uma diversidade de promotores, de pequena escala, por vezes sem massa crítica para a realização de candidaturas, torna imperiosa a existência destas estruturas locais que, num sentido de proximidade, permite trazer para o universo do Portugal 2020 entidades que, sem este apoio, muito dificilmente teriam essa possibilidade.”

A mesa redonda moderada pelo secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, contava também com Ana Abrunhosa (Programa Operacional Centro 2020), Fernando Freire de Sousa (Programa Operacional Norte 2020), Paulo Batista Santos (presidente da Câmara Municipal da Batalha) e José Maria Costa (presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da CIM – Comunidade Intermunicipal do Alto Minho), estava integrada na sessão “Reforço do Apoio ao Investimento Territorial – Aprovação da Reprogramação do Portugal 2020”, que decorreu no Convento de São Francisco, em Coimbra.

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, encerrou esta sessão referindo que a reprogramação do Portugal 2020 permite apoiar mais a qualificação dos portugueses, desde o ensino de adultos ao ensino profissional, ao investimento na inovação e na criação de emprego por parte das empresas. Acrescentou ainda que cerca de 1700 milhões de euros servirão para serem aplicados no interior, na baixa densidade, com vista ao reequilíbrio das condições de oportunidade para a fixação das populações.

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]