Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável: há vida depois do PRR!

2025-12-18

Criação da Comissão Instaladora

O projeto RNAES, financiado pelo PRR - Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), desde março de 2023 tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades das quais resultaram diversas ferramentas e produtos que ficam disponíveis para a comunidade.

Uma das atividades do projeto foi o desenvolvimento de um Modelo de Governança perspetivando a continuidade desta rede após o termo do financiamento deste projeto.

Nos últimos meses foram desenvolvidas as etapas necessárias para a constituição e estabilização de uma rede que convoque a adesão de novos membros, (entidades e indivíduos), tendo-se constituído uma Comissão Instaladora integrando entidades membro do consórcio RNAES e outras que, entretanto, aderiram na perspetiva da sua continuação. Atualmente, a rede RNAES conta já com trinta membros inscritos.

As pessoas e organizações que pretendam envolver-se num processo colaborativo e multissectorial em torno das questões da alimentação sustentável e dos sistemas alimentares poderão manifestar o interesse através formulário de Adesão à Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável

I15089-ADESAO-RNAES.JPG

Com base nas expectativas dos membros aderentes, cruzadas com as agendas e prioridades nacionais e europeias, a Comissão Instaladora está a preparar uma proposta de plano de ação e atividades para os dois próximos anos, a apresentar nos primeiros meses de 2026, aquando da realização do primeiro Plenário da Rede RNAES, onde também deverão ser eleitas as novas estruturas da rede e aprovado o regulamento de funcionamento. 

O projeto RNAES decorreu entre março de 2023 e dezembro de 2025 e foi coordenada pela Food4Sustainability CoLAB, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, Federação Minha Terra, Associação In Loco, CCDR Centro, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), Biosphere Portugal, Lafobio Lda, Ervital Lda, Egocultum Lda, Renato Rocha Lda e Monte da Provença Lda. Financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da medida Alimentação Sustentável, visa promover a mudança de comportamentos para uma alimentação mais saudável e sustentável, reforçando a adesão à Dieta Mediterrânica e a redução do desperdício alimentar.

Mais informações em:

www.rnaes.pt

https://www.pratocerto.pt/rnaes-rede-nacional-para-alimentacao-equilibrada-e-sustentavel






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]