Rede de microcrédito SIM reforçada

2009-04-22

Atendendo ao interesse renovado no Sistema de Microcrédito SIM, desenvolvido no projecto GLOCAL e apoiado pela EQUAL, a parceria do projecto está a reorganizar e simplificar todo o sistema e informação de modo a dar-lhe uma «nova vida», procurando soluções de sustentabilidade e preparando-o para uma nova fase.~

O SIM - Sistema de Microcrédito para o Auto-emprego e a Criação de Empresas é uma solução integrada de financiamento que combina o microfinanciamento para a criação de pequenos negócios com a formação na área empresarial contribuindo para a melhoria de competências do(a)s empreendedores(as) e para a diminuição do risco do negócio através do estudo de viabilidade, especialmente concebido para apoiar públicos desfavorecidos no acesso às soluções de crédito tradicionalmente oferecidas pela banca comercial. Este sistema foi concebido e implementado pela parceria do projecto GLOCAL, através de parcerias territoriais entre as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) e as Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) dos diferentes territórios envolvidos.

Actualmente estão «cobertos» por este sistema os territórios de intervenção de ADIBER, ADICES, ADRIMAG, ADRUSE, BEIRA DOURO, DESTEQUE, DOURO HISTÓRICO, DOURO SUPERIOR, DUECEIRA, MONTE, PINHAL MAIOR, RAIA HISTÓRICA. Brevemente a ADAE integrará a Rede SIM através da assinatura de protocolos com as CCAM de Leiria, Batalha e Porto de Mós e a ADRIMAG estenderá a intervenção SIM a mais um concelho.

A participação das ADL na Rede SIM, enquanto entidades que identificam e acompanham os empreendedores na definição do seu negócio, organização do plano de negócios, formação e por outro lado estabelecem os protocolos com as CCAM é precedida de uma acção de formação de acreditação de entidades para o SIM.

Brevemente terá lugar em Lisboa uma destas acções que decorrerá no âmbito do projecto GLOCAL 2 e reunirá os técnicos das ADL interessadas, .

No quadro das actividades do projecto GLOCAL 2, cuja missão é a promoção do empreendedorismo e a criação de instrumentos de apoio ao empreendedor, será promovoda uma uma acção de Formadores/Tutores em Formação-Acção a Empreendedores,que dá a acreditação para o SIM, (com a duração de 54 horas). Realizar-se-ão também duas acções de formação de animadores de iniciativas empresariais locais (com a duração de 18 horas). Estas acções que terão lugar em Lisboa, reunirão técnicos das ADL interessadas, assim como técnicos envolvidos no Programa Bairros Críticos do Vale da Amoreira e Cova da Moura.

- Formação de Formadores/Tutores em formação acção de suporte ao empreendedor

Objectivos: Preparar técnicos formadores/tutores de empreendedores na metodologia de formação-acção com vista à sua certificação para a prestação do serviço de apoio ao empreendedor no âmbito do SIM - Sistema de Microcrédito para o Auto - emprego e a Criação de empresas.

Destinatários: Activos, nível V : Técnicos de Informação e orientação profissional; Profissionais de formação (formadores, professores, tutores, mediadores de conhecimento); Consultores de empresas (de gestão, desenvolvimento organizacional, criação de empresas,...); Outros profissionais de apoio, agentes de desenvolvimento, entre outros.

- Animadores de Iniciativas empresariais locais

Objectivos: Preparar técnicos para o atendimento, informação e orientação a potenciais empreendedores.

Destinatários: Activos, nível IV e V: Técnicos de Informação e orientação profissional; Profissionais de formação (formadores, professores, tutores, mediadores de conhecimento); Consultores de empresas (de gestão, desenvolvimento organizacional, criação de empresas,...); Outros profissionais de apoio, agentes de desenvolvimento, entre outros.

Para mais informações: www.iniciativaglocal.eu


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]