PROVE reconhecido como Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social

2012-04-13

2012

O PROVE foi um dos 29 projetos selecionados para receber o selo ES +, que "marcam a diferença pela sua inovação e elevadíssimo potencial de quebrar ciclos de problemas sociais persistentes na nossa sociedade".

O evento, onde foram anunciados, reconhecidos, certificados e prestigiados publicamente 29 projetos do concelho do Porto, "que marcam a diferença no concelho do Porto pela sua inovação e elevadíssimo potencial de quebrar ciclos de problemas sociais persistentes na nossa sociedade», decorreu na passada segunda-feira, 16 de abril, no Teatro Rivoli, Porto, contando com a presença de oradores de vários setores.

Uma iniciativa para ser reconhecida ES+ tem de ter as seguintes características:

- Missão - resolvem problemas sociais negligenciados?

- Inovação - ?através de novas abordagens e ferramentas que desafiam a visão tradicional...

- Impacto - ?transformando mentalidades e as dinâmicas na sociedade?

- Empowerment - ?que capacita e envolve a comunidade e partes interessadas...

- Escalável - ?com a preocupação e capacidade de crescer e se replicar?

- Sustentável - ?baseada num modelo de negócio eficiente e viável em termos de desenvolvimento e financeiros.

O PROVE, representado pela ADER-SOUSA - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, foi um dos projetos selecionados para receber o selo ES + Porto entre as 321 iniciativas identificadas inicialmente, reduzidas a 82 após telefonemas de despiste, e depois a 65 após entrevistas presenciais, que por sua vez foram submetidas ao concelho académico consultivo, tendo sido selecionadas 29.

Um evento promovido pela Associação IES - Centro de Formação e Investigação em Empreendedorismo Social que em parceria com a Câmara Municipal do Porto e Fundação Porto Social, Universidade do Porto, IDIPSS e GAS Porto.

Saiba mais em www.ies.org.pt.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]