PROVE no Norte Alentejano

2011-11-22

24 novembro 2011, Portalegre

ADER-AL organiza seminário de lançamento do projeto PROVE no Norte Alentejano.

Tendo recentemente aderido à parceria do PROVE, a ADER-AL - Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejano pretende com este seminário dar a conhecer o projeto no seu território de intervenção.

O seminário, com início marcado para as 14h30, no auditório do Parque de Leilões de Gado de Portalegre, conta com intervenções de técnicos do Projeto e testemunhos de produtores e consumidores PROVE.

O programa prevê um espaço de debate, para ir de encontro às questões dos potenciais produtores e consumidores da região, e ainda uma mostra de produtos regionais.

A constituição de um núcleo de produtores do Norte Alentejano e a entrega de cabazes hortofrutícolas será o próximo passo.

O PROVE - Promover e Vender é um projeto de cooperação LEADER, no âmbito do SP3 PRODER, cuja parceria integra atualmente 10 Grupos de Ação Local (GAL), para além de outras entidades.

A metodologia PROVE promove a organização de pequenos produtores hortofrutícolas, em núcleos, que preparam cabazes de produtos que são vendidos diretamente aos consumidores.

Mais informações e inscrições:

ADER-AL | Telf. 245 366 723 | Email: geral@ader-al.pt


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]