PROVE 48 variedades de tomate

2011-08-19

24 de agosto 2011, Tavira

Exposição e degustação deste emblemático alimento, no âmbito do PROVE dinamizado pela IN LOCO, com o objetivo de sensibilizar o consumidor e divulgar a produção local.

A iniciativa, enquadrada nas mini-feiras de artesanato, no Jardim das Plameiras, e agendada para as 20h, convida residentes e visitantes a saborear e comprovar a imensa riqueza das variedades locais de tomate.

Trata-se da primeira prova e mostra da devolução do trabalho de levantamento de variedades locais que está a ser desenvolvido no interior algarvio, no âmbito do projeto PROVE, dinamizado pela associação IN LOCO, pela Associação Colher para Semear.

As duas associações pretendem sensibilizar o consumidor para a grande diversidade e qualidade deste produto e, ao mesmo tempo, a importância do consumo de produtos locais e da época.

A aproximação entre quem produz e quem consome contribui para a economia local do sector agrícola e contribui para uma alimentação mais saudável dos consumidores.

Mais info IN LOCO


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]