Projeto SUDOE ATLAS: Levantamento de terceiros lugares alimentares

2026-01-20

O projecto INTERREG “SUDOE ATLAS - Apoio aos Terceiros Lugares Agroalimentares Rurais do Território SUDOE”, que inclui parceiros franceses, espanhóis e portugueses, incluindo a Federação Minha Terra, enquanto parceiro associado, tem os seguintes objetivos: 

  • Identificar os terceiros lugares alimentares no espaço SUDOE e, assim, definir melhor o que é um terceiro lugar alimentar; compreender as suas necessidades e identificar obstáculos ao seu desenvolvimento.
  • Consolidar os terceiros lugares existentes e criar novos, partilhando recursos, experiências e boas práticas.
  • Ligar e equipar estas iniciativas, contribuindo para a revitalização dos territórios rurais.
  • Tornar o conceito de terceiros lugares alimentares (principalmente conhecido em França) mais conhecido e acessível além do nosso território e apoiar a cooperação transfronteiriça.

Os terceiros lugares agroalimentares podem ser entendidos como espaços físicos abertos (como quintas, terrenos, edifícios, instalações antigas, etc), impulsionados por comunidades reunidas sob a forma de uma associação, cooperativa ou grupos de cidadãos, com governança partilhada. Acolhem atividades relacionadas com a agroecologia e a alimentação sustentável e apoiam a aprendizagem através da prática e a inovação pelos e para os atores locais em resposta a problemas nos seus territórios. Fomentam também a iniciativa e o empreendedorismo através do desenvolvimento de ferramentas/infraestruturas coletivas (por exemplo, uma cozinha tradicional, um forno de pão ou um moinho, comunitários).

De forma a responder ao primeiro objetivo do projeto, a parceria lançou um formulário para identificação dos terceiros lugares alimentares. Este encontra-se disponível no link https://atlas.fablim.org/?RecensementForm&lang=pt, até ao dia 30 de janeiro.

A participação neste levantamento constitui uma ferramenta essencial para caraterizar, valorizar e promover os terceiros lugares alimentares, assim como identificar oportunidades de ligação e cooperação entre estas iniciativas e até de as replicar.

Saiba mais sobre o projeto aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]