2016-09-29
A parceria transnacional de cooperação “Partnership for Geoeducation” (Parceria para a Geoeducação), constituída por GAL de quatro países – Portugal, Islândia, Croácia e Polónia –, despediu-se do Programa Erasmus+ a 31 de agosto. Com base nos diferentes contextos geográficos e culturais dos países envolvidos, esteve empenhada, desde novembro de 2014 e quatro encontros internacionais, em conceber uma metodologia em geoeducação e a promover actividades geoeducacionais de carácter não formal, com vista à sensibilização para a preservação e valorização do património geológico e natural.
O último ato da Parceria para a Geoeducação aconteceu no dia 14 de julho passado, no âmbito do 8º Fórum de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas ®, quando a metodologia em geoeducação foi objeto de uma apresentação perante uma plateia composta, entre outros, por representantes dos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale da Cambra, da CCDR-C, dos setores do turismo e da educação, do meio associativo e da comunicação social.
Apesar do termo do projeto, os quatro GAL vão continuar a estar ligados por valores que os guiam na procura do desenvolvimento sustentável e da promoção das suas regiões, todas elas dotadas de um notável património geológico. O produto final do projeto, Geo-education Methodology – A case study from Croacia, Iceland, Poland and Portugal, pode ser consultado e descarregado no site da ADRIMAG.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]