Projeto "Prato Certo" apresentado em Portimão

2020-03-05

Vai ter lugar em Portimão, nos Paços do Concelho, no dia 06 de Março, das 10 horas às 12 horas, a apresentação pública do projeto Prato Certo e da Unidade Móvel de Educação Alimentar – UMEA , equipamento único no país e que tem o Município de Portimão como um dos seus Investidores Sociais. O Prato Certo é um projeto promovido pela associação In Loco, em parceria com treze municípios algarvios e três empresas.

Pelas 10h, no Salão Nobre da Câmara Municipal, decorrerá a apresentação, pela equipa do projeto Prato Certo - apoiado pelo programa Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto, dos objetivos, metas e a calendarização para 2020 das sessões de educação alimentar a realizar no município de Portimão.

Pelas 11h, e já no espaço exterior em frente à Câmara Municipal, o Chef Abílio Guerreiro e a equipa Prato Certo irão exemplificar como dinamizar uma sessão de educação alimentar, inspirando os participantes a preparar lanches saudáveis, rápidos e acessíveis.
 
Conscientes dos problemas alimentares, ambientais, sociais e das mudanças globais com que nos deparamos atualmente, o Município de Portimão e a Associação In Loco pretendem devolver à comunidade ideias e instrumentos que ajudem indivíduos, famílias, cuidadores e técnicos para que façam escolhas alimentares informadas, fundamentais para uma alimentação saborosa, saudável e económica.

Os princípios do Estilo de Vida Mediterrânico e do seu padrão alimentar, promotor da sustentabilidade e da utilização dos recursos locais e sazonais, são os conceitos-chave sobre os quais se baseia esta estratégia de educação alimentar que pretende ajudar as pessoas a aumentar a literacia alimentar e a assumir o controlo sobre a sua alimentação.

Mais informação em www.pratocerto.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]