2012-02-20
2011
A presença dos produtores na 17ª edição do Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas, realizado em Lisboa, entre 27 e 29 de fevereiro, foi apoiada pelos GAL PINHAL MAIOR e TAGUS, no âmbito do LEADER.
A participação teve por objetivo estabelecer novos contactos nos mercados internacionais, principalmente, em Angola, China, Brasil, Europa Central e países da América do Norte.
Vinhos, azeites, doces de frutas, enchidos e fumeiro do Pinhal Interior e Ribatejo Interior procuraram assim expandir ou até mesmo iniciar-se no mercado externo através desta presença naquela que é considerada a maior mostra mundial de empresas, marcas e produtos portugueses para a exportação.
Nos vinhos, apresentaram-se os produtos da Quinta Casal da Coelheira, da Quinta Vale do Armo, de Abrantes e Sardoal, e Alvelus, de Proença-a-Nova.
Dos azeites do Ribatejo Interior marcaram presença a Casa Anadia, Ourogal, Sociedade Agrícola Ouro Vegetal (SAOV) e Zé Bairrão, todos de Abrantes.
Participaram pela primeira vez os produtores de enchidos e fumeiro do Ribatejo Interior e Pinhal Interior Casel (Sertã), O Fumeiro da Beira (Mação) e Margarido»s (Abrantes).
A Quinta de São José é a ilustre representante dos doces de frutas do Ribatejo Interior no SISAB 2012. A pequena unidade, criada em 2004, que produz uma variedade diversificada de doces e compotas de frutas, de forma tradicional, pretende angariar distribuidores para os seus deliciosos frasquinhos.


O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]