Produtos de excelência do Vale do Tejo na Alimentaria 2011

2011-04-01

Os GAL (Grupos de Ação Local) de Lisboa e Vale do Tejo marcaram presença na Alimentaria 2011, através de uma ação conjunta de promoção dos seus territórios, com destaque para os produtos locais.

Uma iniciativa da Direção Regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo (DRAP LVT) em parceria com as seis Associações de Desenvolvimento Local no âmbito da Abordagem LEADER do PRODER (Programa Nacional de Desenvolvimento Rural).

Esta participação, naquela que é considerada a mais influente feira do sector alimentar português, traduziu-se numa imagem de marca conjunta da região «Vale do Tejo» que se pretende reforçar em futuras ações.

A participação dos GAL ADIRN, ADREPES, APRODER, CHARNECA RIBATEJANA, LEADER OESTE e TAGUS, concretizou-se numa ampla e diversa oferta de produtos dos respetivos territórios de intervenção.

Do Ribatejo Norte, a ADIRN levou enchidos (Sicarze), frutos secos (Frusel) e vinhos (Herdade dos Templários, Quinta do Montalto, Sociedade Agrícola do Alveirão e Divinis).

Os vinhos DO Palmela, DO Setúbal, Regional Península de Setúbal, o queijo de Azeitão, as ostras de Setúbal, o Peixe Espada-Preto e o polvo de Sesimbra, as compotas e os licores foram os produtos-vitrine da Península de Setúbal. Oito produtores do território de intervenção da ADREPES estiveram presentes no Salão: Fernando e Simões e Victor Fernandes (Queijo de Azeitão); SIVIPA, Venâncio da Costa Lima, Herdade da Comporta (vinhos); Artesanalpesca, Sapalsado (produtos do mar); Marviflora (compotas e licores).

A APRODER associou-se à iniciativa com os vinhos do Tejo (Quinta da Ribeirinha e Quinta de Vale de Fornos), os queijos da Quinta, as compotas biológicas Casa da Caldeira, a salsicharia tradicional ribatejana (Henricarnes) e os azeites Quinta do Juncal, Choufarra e Quinta de Vale de Lobos.

Da CHARNECA RIBATEJANA, os queijos de cabra de Coruche (Cabra d»Ouro) e os enchidos de Almeirim (Encherim) foram os produtos em destaque.

Do Oeste, como não podia deixar de ser, esteve em destaque a Pera Rocha do Oeste, através da ANP - Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha. Mas também estiveram presentes a APMA - Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça e a Rota do Vinho do Oeste que estenderam o convite da LEADER OESTE à Quinta da Folgorosa (vinhos DOC Alenquer), Eunice Vito (produtora de peras desidratadas), a Campotec (maçã fatiada), a Frubaça (sumos 100% naturais) e a Apiagro (derivados de mel).

Pela TAGUS marcaram presença as compotas (Quinta de S. José), marmelada, geleia e figos pingo de mel (Quinta do Côro), mel (Comeicentro e António Marques, vinhos (Herdade de Cadouços, Quinta Casal da Coelheira, Quinta Vale do Armo, Quinta do Côro), azeites (SAOV, Val Escudeiro, Zé Bairrão, Ourogal, Casa Anadia) e enchidos e fumeiro (Margarido & Margarido e MF).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]